Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Casa de areia

A ciência faz uma participação especial nesse filme de Andrucha Waddington (Brasil, 2005), conta a saga de mãe e filha em meio às dunas maranhenses, à procura de um lugar para morar. Interpretadas pelas atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, as duas vivem isoladas e pouco sabem do que está acontecendo no Brasil e no mundo no início do século XX.

Uma expedição científica, porém, cruza o caminho das protagonistas. Os pesquisadores do filme fazem referência à equipe que, em 1919, realizou observações em Sobral, no Ceará, durante um eclipse do Sol – cujo trabalho foi crucial para a comprovação da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein.

Embora seja só uma “ponta” no filme, a participação da ciência aguça o imaginário do espectador acerca das pesquisas realizadas na época retratada em Casa de areia. Além da observação do eclipse, o filme também faz referência à passagem do cometa Halley e à chegada do homem à Lua.

Fonte:

JANSEN, Roberta. “Encantamento, calor e enfado no país tropical”. In: Diário de Natal. Natal, 21 de maio de 2005, p. 7. Disponível em http://pesquisa.dnonline.com.br/document/?view=10413. Acesso em 19 ago 2009.


Versão para impressão: