Publicada em: 18/03/2010 às 16:27
Atualidades


Brasiliana
Núcleo de Estudos da Divulgação Científica

A divulgação científica, ao longo dos séculos, respondeu a motivações e interesses diversificados. O estudo de seus aspectos históricos pode nos ajudar a elucidar como suas formas variaram no tempo em função dos pressupostos filosóficos sobre a ciência, dos conteúdos científicos envolvidos, da cultura subjacente, dos interesses
políticos e econômicos e dos meios disponíveis nos diversos lugares e épocas.

No caso do Brasil, muito pouco se conhece sobre a história das atividades de divulgação científica aqui realizadas. Chega-se mesmo a imaginar que elas não existiram ou que foram insignificantes durante quase todo o período histórico brasileiro e que só após a década de 1980 se poderia falar em uma divulgação científica digna desse nome.

No entanto, a divulgação científica no Brasil, em que pese sua real fragilidade ao longo do tempo, tem pelo menos dois séculos de história. A exemplo do que ocorreu em outros países, apresentou fases distintas, com finalidades e características peculiares que refletiam o contexto e os interesses da época.

O objetivo deste site, Brasiliana, é divulgar para divulgadores da ciência,  cientistas, jornalistas, historiadores, professores de todos os níveis de ensino, estudantes de diversas faixas-etárias e para o público geral a história da divulgação científica no Brasil e as diversas iniciativas que vêm sendo desenvolvidas no campo, desde o século 18 até os dias de hoje. 

A literatura disponível sobre o tema ainda é incompleta e permite compor apenas um panorama fragmentado da maneira como evoluíram ao longo dos anos as iniciativas realizadas no país para levar a ciência ao grande público. Alguns períodos foram estudados com maior detalhamento, mas ainda há muitas lacunas para que se possa compor um quadro histórico completo dessas iniciativas.

Esperamos que novas pesquisas e iniciativas no campo ajudem a completar esse fascinante quebra-cabeça. Até lá, Brasiliana estará permanentemente em construção.


Brasiliana