Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Abraham Palatnik, pioneiro da arte cinética no Brasil

“A compreensão dos aspectos da forma não apenas no mundo externo,
mas também nas raízes inconscientes da atividade humana,
faria desmanchar a duvida e a controvérsia que há na relação
entre arte, ciência, tecnologia e comunicações”. (Abraham Palatnik)

Misto de artista e inventor, Abraham Palatnik foi consagrado por iniciar no país um movimento de integração entre arte e tecnologia.

Antes que a arte cinética fosse consolidada como vertente artística – o que só aconteceu na metade da década de 1950 – Palatnik, ao lado da também brasileira Mary Vieira, produziu, na década de 1940, alguns dos primeiros objetos artísticos dotados de movimento – formas geométricas recortadas em madeira e presas a pequenas hastes de metal que se moviam quando acionadas por um mecanismo elétrico.

Entre suas produções mais famosas estão os Aparelhos Cinecromáticos, uma série de obras que jogavam com luzes geradas por lâmpadas coloridas dotadas de ritmo pulsante e um cilindro colorido que se movimentava por meio de mecanismos eletromecânicos. Embora o nome “aparelho” remeta à idéia de máquina, o artista afirma que sua inspiração para a série foram os caleidoscópios.

Apesar do pioneirismo, o trabalho de Palatnik não foi bem recebido de imediato pela comunidade artística nacional. Ao contrário, a participação de um de seus Aparelhos Cinecromáticos na I Bienal de São Paulo, em 1951, foi negada pelo júri. A obra só foi aceita no último momento e posicionada num porão, isolada de pinturas ou qualquer categoria consagrada de arte, e com a condição de que não poderia concorrer a prêmio algum.

Percalços como esse fizeram com que o artista, paralelamente ao seu trabalho com arte cinética, continuasse produzindo obras mais convencionais, como gravuras e pinturas, que lhe garantiam o sustento e a continuidade de suas pesquisas sobre maquinaria.

Fontes:

LOPES, Almerinda. Abraham Palatnik e a ânsia de pintar com a luz. Trabalho apresentado no 16° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas Dinâmicas Epistemológicas em Artes Visuais, Florianópolis, 24 a 28 de setembro de 2007.

PALATNIK, Abraham. Tecnologia e arte. Disponível em <http://www.nac.ufrn.br/museu%20virtual/INDEX.htm>. Acesso em 10 de abril de 2010.


Versão para impressão: