Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

No Desvelar de Polêmicas Contemporâneas, o Desafio do Ensino de Biologia

Dissertação (Mestrado) - 2007

Autor: Marta de Oliveira Silva

Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este estudo, de natureza qualitativa, tem como objetivo verificar a contribuição da abordagem de temas polêmicos da Biologia Contemporânea na construção de valores, posturas e suas respectivas implicações ao processo ensino-aprendizagem. A investigação foi feita mediante a aplicação de um projeto pedagógico voltado para esse fim. Apresenta como foco o estudo da clonagem e células-tronco, por serem temas atuais e despertarem grande interesse nos alunos. Além disso, geram inúmeras controvérsias. Buscamos compreender os fenômenos à luz da teoria da educação progressista. Para desenvolver o projeto, utilizamos como recursos textos de divulgação científica e algumas ilustrações referentes ao assunto pesquisado. A coleta de dados se deu por meio da observação direta na sala de aula durante o desenvolvimento do projeto pedagógico e entrevista coletiva com os alunos. As aulas foram gravadas em vídeo e a entrevista por meio de gravação em fitas cassete. Observamos que a abordagem de questões polêmicas na sala de aula apresenta diferentes possibilidades e desafios para o plano didático pedagógico. As controvérsias funcionaram como elemento disparador, ajudando a motivar perguntas e organizar explicações, desencadeando a reflexão crítica sobre vários aspectos. O estudo aponta que o conhecimento científico é transformado no contexto escolar e que a construção de competências, por sua vez, vai além dos saberes conceituais, envolve a promoção da autonomia intelectual, do senso crítico e do respeito a valores como a solidariedade, a justiça e a dignidade humana. O enfoque de questões polêmicas da Biologia Contemporânea abre a possibilidade de formar sujeitos com valores éticos, com capacidade reflexiva e crítica. Os alunos demonstraram maior grau de interesse e participação na aula, com apresentação de problemáticas cotidianas geradas ou potencializadas pelas polêmicas.

Clique aqui para baixar o arquivo completo em PDF.


Versão para impressão: