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Fundação Oswaldo Cruz

Saberes da mediação humana em museus de ciência e tecnologia

Dissertação (Mestrado) - 2003

Autor: Jorge Mendes Soares

Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense

Resumo

Museus de ciência e tecnologia são espaços de educação não formal. Nestes museus, as questões educativas vêm crescendo e definindo o papel que estes espaços não formais de educação representam. Frequentemente, encontramos mediadores com a função de desenvolver os objetivos educacionais dessas instituições. Estes mediadores são oriundos de diversas áreas de saberes formais e aprendem a desenvolver sua função no dia a dia uma vez que não existe uma formação própria para museus de ciência e tecnologia. A vasta literatura do campo educacional e a crescente literatura do campo da educação em ciências oferecem uma riqueza de conhecimentos e experiências que serviram, como uma amálgama, para a formação de três categorias de análises dos saberes da mediação humana em museus de ciência e tecnologia. Nossos dados são a vídeo-gravação da atuação de três mediadores na apresentação de duas oficinas do Espaço Biodescoberta do Museu da Vida/Fiocruz. Analisamos a atuação desses mediadores identificando os desenvolvimentos de saberes nas categorias estabelecidas. A análise desses saberes, identificados na ação dos mediadores, nos permitiu concluir em considerações diversos aspectos do trabalho da mediação humana em museus de ciência e tecnologia. 

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