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Fundação Oswaldo Cruz

Exposição DSTs: Avaliação do adolescente sobre as versões virtual e impressa

Monografia (Especialização) - 2010

Autora: Paula Barja Fidalga Coelho 

Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde

Resumo:

O desenvolvimento de tecnologias tem possibilitado novas formas de comunicação, mais rápidas e mais modernas, o que causou uma aceleração da forma como as ideias e conhecimentos estão sendo difundidos e divulgados pelo mundo. Esse intercâmbio veloz de informações também intensificou o avanço científico, inclusive na área biomédica.
A divulgação desses novos conhecimentos, agora mais acessíveis à população, através da televisão, internet e jornais, contribuiu para despertar o interesse em ciência e tecnologia. Contudo, trouxe ainda um novo olhar sobre o tema, repleto de dúvidas e incertezas.
Considerando-se estes fatos, a divulgação científica constitui-se como um fator importante para o esclarecimento dessas dúvidas, além de contribuir para a formação de um público mais crítico e reflexivo. O fascínio que as novas tecnologias (como a internet) despertam principalmente nos jovens pode facilitar a divulgação de conhecimentos sobre saúde. Este trabalho teve como objetivo avaliar a exposição DSTs (Mano, Gouveia e Palma; 2009), em dois formatos: impresso e digital. O material aborda o tema das doenças sexualmente transmissíveis e o uso da camisinha. Através de entrevistas com alunos na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, utilizando a técnica de grupos focais, pôde-se observar que o conteúdo é de
grande interesse para os jovens, possui uma linguagem acessível e coloquial. Os jovens aprovaram ambos os formatos expositivos, considerando-os interessantes. Pode-se observar, porém, uma pequena preferência pela versão digital.

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