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Fundação Oswaldo Cruz

Popularização da ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: análise crítica de um estudo de caso

Tese (Doutorado) - 2012

Autor: Fernando Barcellos Razuck

Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Brasília

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as exposições realizadas por uma Instituição de Pesquisa durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – em Brasília, durante as edições de 2009 e 2010 – visando examinar as metas com relação à atividade de Popularização da Ciência (PC). Busca-se entender como a Ciência e a Tecnologia (C&T) são apresentadas ao público em geral que visita o pavilhão de exposições da Embrapa, com ênfase em seus objetivos – declarados ou ocultos – e as formas como são efetivadas. A pesquisa teve seu foco no planejamento e organização de exposições durante a SNCT, aprofundando o debate entre três temas interligados: a educação não formal – realizada em exposições de C&T –, o ensino de Ciências e a popularização do conhecimento científico. Foi feita, inicialmente, uma revisão sobre o que venha a ser a PC e a educação não formal realizada em museus científicos. Partindo-se da premissa de que a SNCT se trata de uma exposição museológica, a investigação ocorreu por meio de abordagem qualitativa e teve como metodologia a coleta de dados in loco durante as reuniões preparatórias para a SNCT e a exposição em si. Realizou-se observação participante, na qual foram analisados os documentos de planejamento e organização das exposições, objetos e textos presentes na exposição, além de entrevistas com os expositores, organizadores e visitantes. Para isso, foi estudado o processo de recontextualização do conhecimento científico, apresentado na forma de discurso expositivo. A partir da análise qualitativa dos dados, identificou-se os seguintes objetivos na participação da instituição durante a SNCT: 1. formação de recursos humanos (preocupação em despertar o interesse nos visitantes pelas pesquisas); 2. PC (discussão da relevância e impactos positivos das pesquisas na vida do cidadão); e 3. divulgação da imagem institucional (empenho em mostrar a importância da empresa para o país). Apesar de todo empenho e esmero mostrado pela Embrapa durante a sua participação na SNCT, conclui-se que o foco central do seu trabalho foi a divulgação da imagem institucional, em detrimento da realização da PC, o que representa um paradoxo para o próprio evento. Entende-se que novas perspectivas para a educação científica devam ser adotadas, a fim de que o conhecimento científico seja debatido junto ao visitante da SNCT – que se trata em sua maioria de estudantes da Educação Básica – como, por exemplo, por meio da controvérsia científica e da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Assim são sugeridas ações que poderiam se adotadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – responsável pela organização da SNCT – visando ampliar os propósitos da PC.

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