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Fundação Oswaldo Cruz

Formação de mediadores em museus de ciência

Dissertação (Mestrado) - 2013

Autora: Isabel Lourenço Gomes

Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Museu de Astronomia e Ciências Afins

Resumo

A mediação humana é amplamente utilizada em museus de ciência no Brasil e frequentemente desempenhada por estudantes sem formação acadêmica prévia específica. Isto representa um desafio: como os museus de ciência contribuem para a formação desses profissionais? A presente pesquisa baseou-se nesta questão inicial e utilizou-se dos estudos de Maurice Tardif a respeito dos saberes docentes, para analisar os processos de formação de mediadores que ocorrem no Museu Espaço Ciência Viva (ECV) e no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), do ponto de vista das instituições e dos próprios mediadores. Em ambos os museus estudados a formação de mediadores se dá por meio de um curso de curta duração e variadas ações de formação em serviço, sendo a própria prática considerada um aspecto formativo essencial. Identificou-se nos processos de formação analisados a mobilização de diversos tipos de saberes. No caso do ECV, observou-se uma ênfase maior nos saberes disciplinares, enquanto que no MAST, priorizou-se os saberes da formação profissional ou pedagógicos. Em ambos os casos os saberes da experiência são considerados essenciais para a formação de mediadores. Na perspectiva dos mediadores, a sua formação é influenciada por múltiplos fatores tais como: os cursos promovidos pelos museus, a sua formação acadêmica prévia, a prática e o compartilhamento de idéias entre os pares, dentre outros, com destaque para os dois últimos aspectos. Para estes sujeitos, os saberes da experiência têm forte relevância na sua formação. Identificou-se ainda uma valorização dos saberes disciplinares e da formação profissional por parte dos mediadores. Conclui-se que os processos analisados envolvem diversas ações e múltiplos saberes, os quais devem ser considerados pelos museus na concepção de atividades para formação de mediadores. Dentre estes saberes, os saberes da experiência tiveram destaque nos processos analisados, e nesse sentido, julga-se interessante a incorporação de mecanismos que incentivem o compartilhamento de idéias e práticas entre mediadores nas ações desempenhadas pelos museus de ciências para a formação desses profissionais.

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