Publicada em: 02/12/2014 às 11:00
Para Reflexão


Como adolescentes do sexo feminino percebem a ciência e os cientistas?
Núcleo de Estudos da Divulgação Científica

Monografia (Especialização) - 2014

Autora: Gabriela Reznik

Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde

Resumo

Este estudo busca compreender como grupos de adolescentes do sexo feminino constroem sentido acerca da ciência e dos cientistas, com um olhar voltado para suas futuras escolhas profissionais. O estudo faz uso de grupos focais e análise de conteúdo, segundo uma abordagem qualitativa, que visa aprofundar a discussão sobre o tema em grupos específicos de adolescentes, inseridas em contextos particulares. Este trabalho se insere em um projeto mais amplo, coordenado pelo Núcleo de Estudos da Divulgação Científica, do Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. Realizamos quatro grupos focais, totalizando 26 sujeitos participantes, todos do sexo feminino e estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Dois grupos foram realizados em escolas públicas, representando os grupos de classes sociais menos favorecidas, e dois grupos foram realizados em escolas particulares que atendem grupos de classes sociais mais favorecidas. Grande parte das adolescentes se mostrou interessada em cursar carreiras científicas, com ênfase para as áreas da saúde e ciências biológicas. Neste estudo, destacamos algumas visões sobre a atividade científica que se mostraram presentes nas falas das adolescentes. São elas: a visão do cientista altruísta, cuja finalidade da pesquisa estaria vinculada a causas humanitárias; vinculação da ciência a conteúdos tratados nas disciplinas Ciências e Biologia; a associação à experimentação e à descoberta; e a visão de ciência como acúmulo de conhecimento que tende a um crescimento linear. Destaca-se ainda a percepção de algumas das participantes sobre a existência de um pluralismo metodológico no campo científico. Uma das conclusões do estudo é que, apesar de colocações pontuais mais concentradas em determinados grupos, não identificamos diferenças marcantes nas percepções das adolescentes de grupos de classe social mais favorecida e de classe menos favorecida. Embora seus resultados não possam ser extrapolados para um universo mais amplo de sujeitos pela própria natureza do método, por utilizar uma abordagem qualitativa – pouco explorada em estudos sobre percepção pública da C&T –, o estudo contribui para um entendimento mais aprofundado sobre a percepção de adolescentes meninas sobre a atividade científica. Suas contribuições podem ser agregadas a estudos quantitativos com maior número de sujeitos e a estudos com outros recortes de público.

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