Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Carnaval

Como outros elementos importantes da cultura brasileira, a ciência também já ganhou representações em sambas enredos que animaram carnavais e festas em todo o país. Uma das primeiras escolas a tocar no assunto foi a Estação Primeira de Mangueira, que, em 1957, colocou o Rio de Janeiro para sambar com um enredo que abordava ciência e arte e exaltava o físico César Lattes. Desde então, muitas outras escolas abordaram temas como astronomia, genética e meio ambiente.

Abaixo, confira uma seleção dos sambas-enredo e outras manifestações artísticas -- como o bloco que circula por Olinda e Recife -- que exaltam a ciência em pleno carnaval.


Tijuca 2009: 'Uma odisséia sobre o espaço'

A escola de samba Unidos da Tijuca alça vôo no desfile de 2009, no Rio de Janeiro, falando sobre o céu, com seus mitos e mistérios, sua ciência e seu fascínio.


Do verde de Coari, vem meu gás, Sapucaí!

A escola de samba fluminense Acadêmicos do Grande Rio mostrou na Avenida, em 2008, a importância do gás natural para o meio ambiente, partindo da formação do universo e do sistema solar, passando pela era dos dinossauros e chegando às civilizações atuais.


Microcosmos: o que os olhos não vêem, o coração sente

Em 2006, a escola Acadêmicos do Salgueiro defendeu suas cores com um enredo dedicado à vida microscópica. A intenção principal do desfile foi despertar um novo olhar sobre os pequenos universos que estão ao nosso redor.


No sonho de Dumont, a Marambaia vai voar

Uma réplica do 14 bis ganhou a avenida em São Luis, no Maranhão, ao som da Escola de Samba Marambaia, que comemorava, em 2006, os 100 anos do vôo realizado por Santos Dumont.


Santos Dumont... Brasil e França navegando pelos ares

Em 2006, o Pai da Aviação deu asas ao enredo da escola de samba paulista Unidos do Peruche, que contou também as semelhanças culturais entre brasileiros e franceses.


Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé

Fundado em 2005, esse bloco desfila pelas ruas de Olinda e Recife durante o carnaval, com bonecos gigantes representando cientistas. Albert Einstein, Santos Dumont, José Leite Lopes e Charles Darwin já foram homenageados!


Mangueira energiza a avenida. Carnaval é pura energia e a energia é o nosso desafio

A energia da criação, da vida e da transformação se misturaram à energia do carnaval, nesse enredo da Estação Primeira de Mangueira, de 2005, que explorou ainda os quatro elementos essenciais da natureza: ar, água, terra e fogo.


A cana que aqui se planta tudo dá... Até energia! Álcool, o combustível do futuro

Em 2004, foi a vez da cana-de-açúcar e do etanol virarem destaque no desfile da Acadêmicos do Salgueiro. O enredo fala da cobiça holandesa, das crises de combustível na década de 1940, da do petróleo nos anos 70 e da energia limpa, feita a partir da cana.


O sonho da criação, a criação do sonho: a arte da ciência no tempo do impossível

Uma grande viagem no tempo foi o fio condutor para a escola Unidos da Tijuca explorar os mistérios da alquimia, da energia e da origem da vida. O enredo científico garantiu o vice-campeonato para a agremiação carioca em 2004.


Asas de um sonho, viajando com o Salgueiro, o orgulho de ser brasileiro...

Temas relacionados à ciência estiveram presentes em vários enredos da escola de samba fluminense Acadêmicos do Salgueiro. O primeiro deles foi em 2002, sobre os pioneiros da aviação, desde a era dos balões até Leonardo da Vinci e Santos Dumont.


O Brasil dá o ar de sua graça. De Ícaro a Ruben Berta, o ímpeto de voar

A vontade de voar, tanto dos pássaros como dos homens, é descrita nesse samba-enredo de 2002, da escola fluminense Beija-Flor de Nilópolis. A agremiação homenageou Santos Dumont e Leonardo Da Vinci e ficou com o título de vice-campeã do carnaval.


Quase no ano 2000...

A devastação da natureza esteve na mira da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, que aproveitou o carnaval de 1998 para criticar, em seu enredo, os avanços tecnológicos que desrespeitavam a preservação ambiental.


Trevas! Luz! A explosão do Universo

O enredo, sobre os primeiros instantes da criação do mundo e a teoria do Big-Bang, rendeu à escola de samba Unidos do Viradouro o primeiro lugar do carnaval do Rio em 1997.


Ziriguidum 2001

Naves e insetos espaciais, astronautas e seres extra-terrestres desfilaram pela Passarela do Samba, embalados pelo batuque da Mocidade Independente de Padre Miguel, no carnaval carioca de 1985.


Glória Mil - Homenagem a Alberto Santos Dumont

O Pai da Aviação foi tema desse antigo samba-enredo, de 1958, da escola carioca Estácio de Sá.


Ana Néri: Homenagem à medicina brasileira

A escola de samba Império Serrano prestou tributo a célebres médicos e pesquisadores brasileiros, com seu enredo de 1952.


Brasil, ciência e arte

A Estação Primeira de Mangueira foi uma das primeiras escolas de samba a levar a ciência ao carnaval, com seu enredo de 1947, em que cita o físico brasileiro César Lattes.