Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Teatro

Controvérsias, disputas, ambição. Além de apropriados para uma peça de teatro, esses elementos estão sempre presentes no cotidiano da atividade científica. Por que não juntar as duas coisas? Pensando nisso, grupos e instituições brasileiras, como o Museu da Vida e o Núcleo Arte e Ciência no Palco, trabalham as relações entre ciência e arte com peças teatrais que relatam desde descobertas importantes até a vida de cientistas famosos.

Descubra, nesta seção, como esses grupos começaram, quais são as peças encenadas e que tipo de estrutura há por trás desse trabalho.


Grupo Ciência Cênica

Criado em 2006 e baseado no Espaço de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco, o Grupo Ciência Cênica é um dos poucos representantes do teatro científico no sertão nordestino.


Núcleo Arte e Ciência no Palco

Desde 1998, o Núcleo Arte e Ciência no Palco investiga a relação da arte e da ciência através do teatro. Aproveitando a capacidade que as artes dramáticas têm de envolver, emocionar e provocar o público, o Núcleo procura traduzir pelo "sentir" e pelo "pensar" os conflitos éticos da ciência.


Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência

Em atividade desde 2000, o Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência, ligada à Universidade de São Paulo (USP), reúne técnicos, educadores e pesquisadores da USP, além de artistas da Cooperativa Paulista de Teatro.


Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica

Inserido no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o grupo realiza atividades itinerantes de divulgação da ciência. Praças, pátios de escolas, salas de aula e igrejas são alguns dos palcos possíveis para suas apresentações.



Outros textos relacionados:

Utilização da imagem e criação de meios alternativos para a educação e difusão de ciência


Luz, arte, ciência... ação!