Confira a cobertura especial do evento
Gerente sênior da curadoria das coleções de besouros e percevejos do Departamento de Entomologia do Museu de História Natural, em Londres, Maxwell Barclay abriu a programação de palestras no segundo dia do I Seminário sobre Gestão e Curadoria de Coleções Zoológicas da Fiocruz, que o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza do dia 21 a 25 de março. A instituição abriga a mais importante e maior Coleção de história natural do mundo, com mais de 70 milhões de espécimes, indo de lâminas a esqueletos de mamute.
“São aproximadamente 320 cientistas trabalhando, entre pesquisadores, curadores, estudantes e voluntários, com o objetivo de explorar a diversidade natural e promover a interação responsável com o mundo natural”, explicou o especialista. “A estrutura do museu e os cuidados com o armazenamento das espécies foram aperfeiçoados e hoje já não há necessidade da utilização de nenhum produto químico na conservação das Coleções”, comemorou Barclay.
Gutemberg Brito |
|
Maxwell Barclay explica que hoje já não há necessidade da utilização de nenhum produto químico na conservação das Coleções do Museu de História Natural, em Londres |
Outra novidade apresentada pelo convidado foi o uso de um software que funciona como um sistema de gerenciamento de coleções para museus, chamado KE Emu. O modelo de gestão inclui a verificação do estado e da conservação dos itens, os empréstimos recebidos e enviados, os movimentos externos (transferências), eventos (exposições), movimentos de rastreamento e localização interna, avaliações de seguros e indenização.
Úrsula Neves
23/03/2011
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).
Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220
| INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360