Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

I Simpósio de Doenças Emergentes, Re-emergentes e Negligenciadas da Zona da Mata Mineira

O evento é uma iniciativa dos Laboratórios de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos, Bioquímica de Fisiologia de Inseto do IOC/Pólo Jacarepaguá em parceria com a Secretária Municipal de Saúde de Rio Preto

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) promove, em parceria com a Prefeitura de Rio Preto/MG, o I Simpósio de Doenças Emergentes, Re-emergentes e Negligenciadas da Zona da Mata Mineira. O objetivo é aprimorar o conhecimento dos profissionais de saúde, professores e alunos da rede pública de ensino sobre temas relacionados a estas doenças, além de estreitar a relação entre as diversas Secretária de Saúde da Zona da Mata com o IOC.

O Simpósio acontece no dia 19/05, das 8h às 18h, no município de Rio Preto (Praça Barão Santa Clara, número 34, Centro). Para se inscrever, os interessados deverão enviar e-mail para wlpassos@ioc.fiocruz.br até 16/05, informando nome completo, formação e instituição.

Coordenador do Simpósio e pesquisador do Laboratório de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos do IOC, Flávio Rocha da Silva destacou a importância do evento para a região da Mata Mineira e lembrou como o IOC e a Fiocruz podem exercer sua função social na localidade. “A região da Zona da Mata Mineira engloba mais 37 municípios  que apresentam  incidência relativamente alta de doenças negligenciadas, por isso, é necessária a capacitação profissional dos diversos agentes de saúde da região. O Simpósio permitirá que a Fiocruz e o Instituto Oswaldo Cruz cumpra sua função social nestes municípios, aprimorando o conhecimento dos diversos profissionais de saúde e estudantes sobre as doenças negligenciadas, emergentes e re-emergentes da região”, completou.

O impacto da coqueluche no Brasil, Epidemiologia e vetores das Leishmanioses no Brasil e os Aspectos e epidemiologia da dengue e seus vetores serão alguns temas abordados no Simpósio. Atenção clínica e terapêutica dos estados reacionais e o efeito colateral da poliquimioterapia em pacientes com hanseníase, Raiva e o atendimento antirrábica humano e Biossegurança na área de saúde também estarão em pauta.

O evento é uma iniciativa dos Laboratórios de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos, Bioquímica de Fisiologia de Inseto do IOC/ Pólo Jjacarepaguá em parceria com a Secretária Municipal de Saúde de Rio Preto.

 

*Imagem que ilustra a capa: Paulo Gilberto Monteiro para Prefeitura de Rio Preto – MG

10/05/2011

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos