Publicada em: 27/04/2012 às 18:00
Arquivo de notícias


Doenças negligenciadas foram tema de Simpósio
Jornalismo

Coqueluche, hanseníase e as leshmanioses foram alguns dos destaques do I Simpósio de Doenças Re-emergentes e Negligenciadas 

Mais de 200 estudantes e profissionais de saúde se reuniram, no dia 18 de abril, no auditório do Centro de Convenção SulAmérica, no Rio de Janeiro, para participar do I Simpósio de Doenças Re-emergentes e Negligenciadas. Realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), em parceria do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o evento foi parte da programação da Expo CIEE Rio2012.

O pesquisador do Laboratório de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos do IOC e organizador do encontro, Flávio Rocha, avaliou como positiva a realização do evento. “A procura foi bastante grande. A presença dos mais de 200 participantes superou todas as nossas expectativas, isso evidencia a expressividade da nossa instituição na área”, destacou.

Gutemberg Brito

 

 Mais de 200 pessoas compareceram ao I Simpósio de Doenças Negligenciadas e re-emergentes

De acordo com o pesquisador, após uma pesquisa qualitativa realizada com diversos profissionais de saúde do Estado do Rio de Janeiro sobre a sua formação acadêmica para doenças negligenciadas e re-mergentes, foi possível constatar que a maioria desses profissionais não tinham conhecimento para uma atuação mais eficiente sobre essas enfermidades. “Com a realização do Simpósio foi possível transmitir informações importantes sobre estes agravos”, completou.

Foram abordados temas, como a coqueluche no Brasil, por Flávio Rocha, hanseníase e tuberculose, por Sidra Ezidio Vasconcellos, do Laboratório de Biologia Molecular Aplicada a Micobactérias do IOC. Já Sergio Mendonça, pesquisador do Laboratório de Imunoparasitologia do IOC, falou sobre ‘As Leshmanioses no Brasil’. O encontro recebeu também a pesquisadora Marli de Albuquerque Navarro, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (ENSP/Fiocruz), que ministrou palestra sobre ‘Doenças negligenciadas: Expressão da Pobreza e da desigualdade’.

 


Caroline Carneiro
27/04/2012
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)


-- 2012 --