Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Avaliações positivas marcam último dia de Simpósio

Cerca de 300 participantes conferiram a primeira edição do ColBio. Segundo a organização, relatório sobre o evento será apresentado na Rio +20


Para a aluna de graduação de Biologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), Marina Duarte, 20 anos, o Simpósio vai ajudar na produção acadêmica de final de período, cujo tema é Biodiversidade. Para o professor e curador da coleção de peixes do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (Nupem/UFRJ), Michael Mincarone, conhecer apaixonados por coleções e rever colegas estrangeiros foram os pontos altos do evento. Marina e Mincarone conferiram com outros 300 participantes a primeira edição do Simpósio Latino-americano de Coleções Biológicas e Biodiversidade: Conhecimento e Gestão, realizado entre 7 e 10 de maio pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) na cidade de Teresópolis, no Rio de Janeiro. De acordo com o chefe de Coleção Entomológica do IOC e um dos organizadores, Márcio Félix, o encontro foi um sucesso e reafirmou que Coleções Biológicas e biodiversidade são, hoje, temáticas reconhecidamente relevantes para diversas áreas de pesquisa.

 Peter Ilicciev

 Cerca de 300 pessoas participaram do evento, realizado no Hotel Alpina, em Teresópolis

Foram oito mesas-redondas, que contaram com especialistas de seis países da América Latina. Pesquisadora do Laboratório de Fisiologia Bacteriana e membro da comissão organizadora do Simpósio, Clara Cavados, destacou que, embora tenha chegado ao fim, o trabalho ainda não terminou. “O coordenador de cada uma das oito mesas vai elaborar um relatório, incluindo os problemas e as sugestões de melhoria para a área que os especialistas debateram”, disse. “Esses relatórios vão compor um documento oficial que será defendido pelos representantes da Fiocruz na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20”, completou.

Segundo Félix, a participação do economista e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sérgio Besserman, foi um dos pontos altos do evento. Mincarone compartilha da mesma opinião. “Besserman nos deu uma visão global sobre os futuros enfrentamentos da área de conservação”, disse. Já Betty Millán Salazar, representante do Museu de História Natural do Peru, ficou encantada com as políticas de incentivo da Fiocruz na área de coleções biológicas. “Muitos palestrantes estrangeiros disseram sentir falta de eventos como esses em seus países”, comentou Félix.

De acordo com a organização, a meta é tornar o evento bienal e ampliar o número de participantes. A estudante Marina aposta na presença de especialistas da América do Norte. “É inspirador conhecer a estrutura de locais como o Museu de História Natural dos Estados Unidos e ter contato com os responsáveis”, disse. Mincarone aprovou a organização. “Foram três dias e meio com um cronograma muito bem instituído. Geralmente, esses eventos se tornam cansativos, mas isso não aconteceu no Simpósio de Coleções”, enfatizou.

 

Isadora Marinho
11/05/2012
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos