Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Pesquisas recebem financiamento

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) acaba de divulgar o resultado novos editais - e três projetos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foram selecionados. As pesquisadoras contempladas foram Cláudia Portes Santos Silva, do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde; Cibele Rodrigues Bonvicino, que atua no Laboratório de Biologia e Parasitologia de Mamíferos Silvestres Reservatórios por meio de um convênio da Fiocruz com o Instituto Nacional do Câncer (INCA); e Mariza Gonçalves Morgado, vice-diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IOC. Cibele e Cláudia tiveram seus projetos aprovados no Programa de Apoio ao Estudo da Biodiversidade do Estado do Rio de Janeiro (Biota – RJ), edital que vai aportar R$ 2,5 milhões em 22 pesquisas temáticas desenvolvidas por instituições fluminenses. Já Mariza Morgado foi contemplada no “Programa de Apoio à Criação e Implementação de Assessoria Internacional em Instituições Científicas e Tecnológicas Sediadas no Estado do Rio de Janeiro”.

A pesquisa de Cibele pretende realizar o levantamento, mapeamento e caracterização da fauna de supraprimatas do estado do Rio e seus patógenos. Os supraprimatas englobam espécies de roedores, primatas e lagomorfos (coelhos e lebres). O projeto de Cláudia vai realizar a caracterização molecular de helmintos parasitos de peixes com potencial zoonótico, além de analisar aspectos quantitativos voltados para aplicações em saúde pública. Já o projeto de Mariza realizará a consolidação da estrutura de cooperação internacional do IOC, mapeando as atividades e prospecção de oportunidades em pesquisa, ensino e serviços especializados em saúde e ciência e tecnologia.

Elas se unem ao chefe do laboratório de Patologia, Marcelo Pelajo, no time dos pesquisadores do IOC beneficiados nos mais recentes resultados divulgados pela Faperj. Por meio do Programa de Apoio à Produção de Material Didático para Atividades de Ensino e/ou Pesquisa, Pelajo vai produzir um kit didático sobre biologia celular e histologia que atenda, igualmente, aos educadores e estudantes de espaços formais e também os de ambientes não-formais de ensino.

No dia 13 de junho, a Faperj lançou mais dois editais, com aporte de R$ 10 milhões. São eles Apoio ao estudo de temas prioritários para o governo do estado do Rio de Janeiro e o programa inédito Apoio à formação e consolidação de grupos de pesquisa multi-institucionais e interdisciplinares. Mais informações estão disponíveis no site da instituição.

Isadora Marinho e Caroline Carneiro
13/06/2012 -- atualizada em 18/06/12
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos