Publicada em: 29/06/2012 às 00:00
Arquivo de notícias


Manual capacita técnicos para detecção do 'Trypanosoma cruzi'
Jornalismo

Publicação com conteúdo teórico e prático auxilia o diagnóstico de cerca de 200 casos agudos por ano na Amazônia brasileira

A doença de Chagas coloca novos desafios a cada dia. Um deles é a emergência do agravo na região amazônica, foco de diversos estudos conduzidos pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Para colaborar na capacitação de profissionais que atuam em diagnóstico, acaba de ser lançada a segunda edição do ‘Manual de Capacitação na Detecção de Trypanosoma cruzi para Microscopistas de Malária e Laboratoristas da Rede Pública’. A publicação está disponível para acesso gratuito, clique aqui ou sobre a imagem.

O manual, elaborado por Angela Junqueira, Carlos José de Carvalho Moreira (Laboratório de Doenças Parasitárias /IOC), Teresa Cristina Monte Gonçalves (Laboratório de Leishmanioses/IOC), entre outros colaboradores, foi desenvolvido no Laboratório de Doenças Parasitárias do IOC e editado pelo pesquisador José Rodrigues Coura, chefe desse Laboratório.


Financiado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pelo Departamento de Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas (TDR/OMS), a publicação tem apoio da Rede ePORTUGUÊSe (OMS), que reúne oito países de língua portuguesa. “O manual é importante porque prepara microscopistas da área de malária para diagnosticar casos agudos da doença de Chagas na Amazônia brasileira. Com isso, é possível diagnosticar em torno de 200 casos agudos por ano”, avalia Coura.

A publicação foi produzida a partir da estrutura de cursos realizados nos nove estados da região amazônica. “Diante da experiência acumulada nos 14 cursos ministrados na Amazônia Brasileira, estamos certos de que esse modelo de curso poderá ter o mesmo êxito nas demais regiões Amazônicas”, afirma Coura. A publicação, apresentada pelo presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, durante a 65ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, teve sua relevância destacada no encontro internacional da Rede ePORTUGUÊSe.

Teórico, o módulo I apresenta o curso e abordada temas como: ‘Doença de Chagas e seu agente etiológico’, ‘Diagnóstico laboratorial – Uma abordagem geral’, ‘Conduta com o indivíduo infectado e notificação’, ‘Caracterização do T. cruzi’. No módulo II, teórico e prático, estão incluídos os itens ‘Diagnóstico Parasitológico do Trypanosoma cruzi’ e aulas teóricas e práticas são expostas. O módulo III finaliza o manual com conteúdo teórico e prático, definindo a ‘Identificação, biologia de triatomíneos e métodos de coleta’, contando também com aulas teóricas e práticas.


29/06/2012


-- 2012 --