Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Encontro internacional reúne especialistas em doença de Chagas

Pesquisadores de diversas instituições de pesquisa discutiram políticas públicas e estratégias para o controle da doença

Entre os dias 4 e 6 de julho, o IX Encontro Anual do Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz (PIDC) reuniu cerca de 100 pesquisadores da Instituíção e de centros nacionais e internacionais de pesquisa, em Itaipava, no Rio de Janeiro, a fim de debater políticas públicas e estratégias para o controle da doença de Chagas. Durante o evento, foram discutidas as realizações de 2011/2012 e as metas de 2012/2013 do PIDC, assim como a função dos laboratórios de referência e os programas educacionais.

De acordo com a pesquisadora do Laboratório de Ultra-estrutura Celular do Instituto Oswaldo Cruz  (IOC/Fiocruz) e uma das organizadoras do evento, Luciana Garzoni, o PIDC visa articular a cooperação entre pesquisadores em redes temáticas, visando aumentar a eficiência da pesquisa nacional e fortalecer a captação de recursos financeiros para o desenvolvimento de pesquisas relevantes para a sociedade. "O objetivo inicial desse Programa era a colaboração entre grupos de pesquisa para o desenvolvimento de projetos. Atualmente, a visão dos pesquisadores que participam do encontro foi ampliada, além da cooperação entre laboratórios e instituições, buscamos responder as demandas da sociedade", afirmou.

Arquivo IOC

Pesquisadores debateram políticas públicas e estratégias para o controle da doença de Chagas

Pesquisadores das Universidades Federal Fluminense (UFF), Federal de Minas Gerais (UFMG) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade de Pernambuco (UPE), além de representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Universidad Nacional de La Plata, da Drugs for Neglected Diseases Initiative (DNDi) e da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) participaram do Encontro.

Pesquisa Clínica

Com o objetivo de atender a demanda dos agentes de saúde que lidam diretamente com pacientes portadores da doença de Chagas, uma nova rede temática foi criada durante o evento, a ‘Rede 6 – Pesquisa Clínica’. A pesquisadora  Luciana Garzoni explica que a nova rede ampliará o conhecimento sobre a doença de Chagas e testará novas terapias e intervenções na prática clínica. "A criação desta nova rede de pesquisa vai aumentar a participação de especialistas ao PIDC, fortalecendo a integração da Pesquisa Nacional em doença de Chagas, principalmente na atenção ao portador da doença", ressaltou. Para Marina Waghabi, pesquisadora do Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática do IOC e membro da organização do Encontro, a nova rede representa um avanço para o PIDC. "Até o momento, existiam vários projetos, em que pesquisadores de diversas áreas se reuniam nas cinco redes. A demanda deste ano foi realizar um projeto único, com uma dinâmica que fosse possível integrar todas as redes e atender à sociedade", avaliou. Segundo Roberto Magalhães Saraiva, pesquisador do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC/ Fiocruz) e também coordenador do PIDC, a criação da “Rede 6 - Pesquisa Clínica” foi sugerida pelo IPEC a fim de ampliar a atenção ao portador crônico da doença. “A Rede vai ampliar a pesquisa clínica sobre doença de Chagas aumentando a atenção ao portador crônico da doença”, lembrou.

Integração Internacional

Segundo as especialistas, outro fator de destaque do IX Encontro Anual do Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz (PIDC) foi a oportunidade de interação com os pesquisadores envolvidos no estudo BENEFIT (BENznidazole Evaluation For Interrupting Trypanosomiasis), que este ano realizou seu encontro anual em conjunto com o PIDC, aumentando a articulação entre as instituições de pesquisa, com a participação de grupos internacionais da Argentina e do Canadá. "Esta articulação foi relevante porque estes grupos desenvolvem estudo sobre o Benzonidazol, a única droga específica para este agravo. Por isso, é importante realizar essa troca de informações e expor o que o Brasil e a Fiocruz têm feito", finalizou Marina.

Para saber mais sobre o PIDC, clique aqui.

 

09/07/2012

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos