Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Ciência e Saúde são temas de Fórum na região da Mata Mineira

O evento contou com a participação de profissionais da área de saúde, estudantes e moradores da região

Uma programação com temas variados em torno de questões sobre saúde pública e doenças como leishmanioses, meningite, febre maculosa e parasitoses. Foi assim a primeira edição do Fórum de Ciência e Saúde da Zona da Mata Mineira, realizado no dia 11 de julho, em Rio Preto, Minas Gerais. O evento reuniu cerca de 120 profissionais da área de saúde, estudantes e moradores da região, a fim de disseminar conhecimentos relacionados a aspectos epidemiológicos de doenças infecciosas e parasitárias, além de questões importantes sobre a saúde e o bem-estar da população. 

Arquivo IOC

Disseminar conhecimentos relacionados a aspectos epidemiológicos de doenças infecciosas e parasitárias, além de questões importantes sobre a saúde e o bem-estar da população foi o objetivo do evento


De acordo com pesquisador do Laboratório de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos do IOC e membro da coordenação do evento, Flávio Rocha, a realização do Fórum foi motivada devido à necessidade de capacitação e abordagem dos temas para profissionais da região. “Em 2011, realizamos o I Simpósio de doenças emergentes, re-emergentes e negligenciadas nesta região. Após esse evento, que contou com a participação de 15 municípios, foi verificado a necessidade de continuar a capacitação através de Fóruns de Ciências e Saúde”, explicou. “Levar temas pertinentes, de acordo com a necessidade de cada região, é uma das funções fundamentais exercida do IOC. Os profissionais de saúde recebem conhecimentos adequados e, desta forma, são capacitados para atender melhor a população. Com esse treinamento continuado podemos alcançar nosso objetivo que é a capacitação destes profissionais”, destacou Flávio Rocha.

Segundo a pesquisadora Alba Valéria Machado, que ministrou a palestra “Epidemiologia das leishmanioses”, o I Fórum na Zona da Mata contribuiu para conscientização de profissionais e da população sobre aspectos relacionados a doenças de importância médica.  “O Fórum possibilitou a sensibilização de profissionais de saúde e da população com relação a agravos que atingem a região”, reforçou.


Caroline Carneiro
13/07/2012
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos