Publicada em: 24/09/2012 às 17:07
Arquivo de notícias


Informações sobre a dengue
Jornalismo

Um dos principais problemas de saúde pública no mundo, a dengue afeta mais de 50 milhões de pessoas por ano

::Eliminar a Dengue: um programa de pesquisa internacional::
::Parceria traz para o Brasil iniciativa internacional pioneira de pesquisa em dengue::
::Como a Wolbachia atua no controle da dengue::

A dengue é uma doença viral grave causada por um arbovírus. O vírus da dengue possui quatro subtipos, ocorrendo principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

Número de casos no mundo

A Organização Mundial da Saúde  estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas em mais de 100 países de todos os continentes se infectem anualmente. Cerca de 500 mil doentes necessitam de hospitalização – destes, 2,5% morrem em consequência da dengue.

OMS

 

Número de casos no Brasil

Os dados do Ministério da Saúde apontam que o número total de casos teve redução de 58% em 2012, com registro de 286.011 casos da doença entre janeiro e abril. O Brasil registrou 632.680 casos em 2008, reduzindo para 406.269 em 2009. Em 2010, atingiu 1.011.548 casos e, em 2011, 764.032 casos da doença.

Sobre o Aedes aegypti

O mosquito Aedes aegypti é um inseto doméstico, que vive e se reproduz em nossas casas. Entre apenas 7 a 10 dias os ovos podem chegar à fase adulta. Seus principais criadouros são os grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis. No entanto, os criadouros de pequenas dimensões também devem ser monitorados semanalmente.

Considerado oportunista, costuma viver dentro ou próximo de domicílios ou em locais muito frequentados, principalmente em áreas urbanas com alta densidade populacional. A desova é feita em água limpa e parada. A fêmea deposita seus ovos na parede de recipientes e outras estruturas. Os ovos podem permanecer grudados, próximo à superfície da água, esperando o período de chuvas para que ocorra a eclosão. Por isso, é necessário lavar recipientes que não possam ser descartados.

As populações do mosquito são maiores no verão, período com intensificação de chuvas e aumento de temperatura, propiciando a proliferação do inseto. A fêmea do inseto pode dar origem a até 1.500 mosquitos. Os ovos adquirem resistência ao ressecamento rapidamente e podem resistir a longos períodos de dessecação. Esta é uma grande vantagem para o Aedes aegypti, permitindo que os ovos sobrevivam por muitos meses em ambientes secos.


Sintomas e transmissão

O ciclo de transmissão se inicia quando o mosquito Aedes aegypti  pica uma pessoa infectada e torna-se capaz de transmitir o vírus da dengue.  Os primeiros sintomas – como febre, dor de cabeça e mal-estar – surgem após um período de incubação que pode variar de dois a dez dias. Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos para os sintomas.

Para mais informações, acesse www.ioc.fiocruz.br/dengue.

 

24/09/2012
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)


-- 2012 --