Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

IV Fórum de Alunos: dias dedicados às discussões em grupo

Grupos de discussão, palestras e apresentações dos representantes dos Programas de Pós-Graduação marcaram os últimos dias do Fórum de Alunos do IOC/Fiocruz


O IV Fórum de Integração dos Alunos de Pós-Graduação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) chegou ao fim na última sexta-feira, 09 de novembro. Durante três dias, palestras, grupos de discussão e encontros entre docentes e alunos movimentaram o evento, que reuniu cerca de 140 alunos e 21 docentes.

Grupos de discussão

A organização dos estudantes em 16 grupos de discussão marcou o segundo dia do evento, 08 de novembro. Com o objetivo de fomentar o debate sobre o projeto de pesquisa de cada aluno, as inserções na vida acadêmica e a política dos Programas de Pós-Graduações, a atividade repetiu a estratégia utilizada nas edições anteriores do Fórum e buscou contribuir para a interação e a troca de experiências entre os discentes. “Os grupos de discussão foram uma excelente oportunidade para estreitar relações entre pessoas, projetos e, quem sabe, para o surgimento de possíveis parcerias”, avaliou Isabel Araújo, doutoranda do Programa de Biologia Parasitária.

Gutemberg Brito 

 

Os estudantes foram organizados em 16 grupos para debater sobre o projeto de pesquisa de cada um, entre outros assuntos

Veterana em participações no Encontro, Isabel veio de Cabo Verde, África, para fazer doutorado no Instituto. Segundo ela, ter passado esse tempo no Brasil, sobretudo no IOC, foi fundamental para seu crescimento profissional e pessoal. “Volto para Cabo Verde em 2014 com muito aprendizado na bagagem. Por isso, faço questão de representar o Instituto Oswaldo Cruz onde eu for”, afirma a futura doutora, ressaltando que, quando voltar a seu país, incentivará outras pessoas a estudar no Instituto.

 Gutemberg Brito

 

Os grupos de discussão foram uma excelente oportunidade para estreitar relações entre pessoas, projetos e, quem sabe, para o surgimento de possíveis parcerias”, avaliou Isabel Araújo, doutoranda do Programa de Biologia Parasitária.

E não foram apenas os estudantes que se reuniram para discutir seus projetos, vida acadêmica e política de ensino. O corpo docente presente aproveitou a manhã do segundo dia para se reunir e discutir temas de interesse institucional – como, por exemplo, as metas a serem atingidas para manutenção ou alcance de níveis mais altos de excelência dos Programas do IOC pela Capes.  “Nosso encontro representou um Pré-Colegiado de Doutores, no qual avaliamos a situação atual da demanda por novos alunos e a inserção dos Programas no Termo de Cooperação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), através do qual, 25 novos doutorando serão incorporados aos Programas de Pós-Graduação do IOC”, relatou a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação, Helene Barbosa. 

O penúltimo dia foi marcado também pela apresentação das palestras de Cintia Palu, aluna da Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular, e Fernanda Heloise, da pós em Biologia Parasitária. Dicas de como padronizar teses e de como utilizar as ferramentas de citação bibliográfica foram o foco da apresentação das estudantes.

Melhorias na Pós-Graduação e apresentação da APG-Fiocruz

Entre grupos de discussão, encontro de docentes e muita interação, o IV Fórum contou, ainda, com a apresentação dos seis representantes das Pós-Graduações do IOC; com a participação do membro da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz – Rio de Janeiro (APG-Fiocruz/RJ), Lenilton Silveira; e com a palestra ‘Desafios da pós-graduação e a importância da organização estudantil’. A Associação Nacional de Pós-Graduandos - ANPG; a situação atual do movimento de pós-graduandos no país; e a proposta de reajuste periódico das bolsas foram os temas abordados na palestra, ministrada por Roberto Nunes Jr, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da ANPG. “A missão da Associação é estreitar o diálogo entre pós-graduação, graduação e Ensino Médio”, destacou o diretor.

Durante apresentação dos representantes das Pós-graduações do IOC, foram abordados os pontos positivos e negativos de cada Programa. Carolina Dale, aluna do curso de Biodiversidade e Saúde, parabenizou sua coordenação pela abordagem dos assuntos discutidos e, sobretudo, pela organização do número de disciplinas oferecidas. Já Tainah Galdino, representante da Biologia Parasitária, além de elogiar a dedicação dos docentes às disciplinas, chamou a atenção para a abordagem inadequada de alguns pesquisadores convidados, que participam como avaliadores nos Seminários de Discentes. “Críticas são bem-vindas em qualquer projeto, desde que sejam feitas de forma adequada, construtiva, e não de maneira agressiva e derrubadora”, pontuou a representante.

Avanços dos Grupos de Trabalho (GTs)

No encerramento do evento, realizado na ultima sexta-feira, 09 de novembro, os alunos apresentaram os avanços obtidos nos Grupos de Trabalho (GTs) e os relatórios elaborados por cada mesa de discussão. Sob o comando de Fernanda Heloíse, aluna do Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária, os pontos mais citados pelos grupos foram expostos. Incompatibilidade entre o nome das disciplinas dos Programas de Pós e o conteúdo oferecido; a falta de um espaço que unifique as informações sobre equipamentos disponíveis no IOC, e a demora nas aprovações do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Fiocruz (CEP) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) estavam entre os mais importantes, segundo Fernanda, que de pose dos relatórios enviados pelos grupos, reuniu as reivindicações mais citadas e elaborou a apresentação.

No final do dia, a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Helene Barbosa, sorteou 18 exemplares do livro ‘Uma escola para a Ciência e Saúde | 111 anos de Ensino no Instituto Oswaldo Cruz’ e agradeceu a participação de todos. “Chegamos à quarta edição dessa iniciativa pioneira, que tem como objetivo incitar a discussão e a troca de experiências entre os Programas de Pós-graduação do Instituto. Quero agradecer a presença de todos e dizer que foi a vontade de vocês que fez tudo isso acontecer”, finalizou.

Kadu Cayres
12/11/2012
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos