Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Último dia: Ciclo Carlos Chagas de Palestras

Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz, o encontro tem como objetivo discutir e refletir sobre avanços e desafios relacionados à doença de Chagas

:: Programação

:: Livro de Resumos


Nos dias 14 e 15 de abril, o campus da Fiocruz, em Manguinhos (Auditório Emmanuel Dias, Pavilhão Arthur Neiva | Av. Brasil, 4.365 - Rio de Janeiro) sediará a 4ª edição do Ciclo Carlos Chagas de Palestras. Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o encontro tem como objetivo discutir e refletir sobre avanços e desafios a serem enfrentados na busca de solução para os problemas relacionados à doença de Chagas. O tema escolhido para a edição foi 'Interação parasito/hospedeiro: consequências biológicas'. Confira a programação, clique aqui.

De acordo com a chefe do Laboratório de Biologias das Interações (LBI) do IOC e uma das organizadoras do evento, Joseli Lannes, a quarta edição do CCCP abordará discussões sobre a infecção oral e o resultado para o hospedeiro, e sobre os aspectos celulares e moleculares da interação do parasito com as células e o hospedeiro, incluindo proposta de nova abordagem terapêutica em modelo pré-clínico. “Como a marca do nosso evento é a intensa participação de estudantes e pesquisadores, esperamos para esta edição o recebimento de resumos de alto nível e uma discussão entusiasmada e enriquecedora”, disse a Joseli.

A pesquisadora ressalta, também, que em 2016 o evento não contará com a famosa sessão de pôsteres, atividade responsável pela divulgação do conhecimento gerado por estudantes e jovens pesquisadores, e presente na programação das três últimas edições. “Como alternativa, elaboramos o esquema de ‘Express communication’, que consistirá na escolha de 10 a 15 resumos para apresentação oral entre as palestras. Além disso, faremos a seleção de três trabalhos para serem apresentados durante a sessão especial do Centro de Estudos do IOC”, explicou.

Durante o evento, será realizado o lançamento da primeira Associação de Pessoas Afetadas pela doença de Chagas, criada aqui no Rio de Janeiro. “Este lançamento contará com a presença de pessoas afetadas pela doença e de apoiadores da causa de melhoria das condições de vida dos portadores desta doença negligenciada”, adiantou a pesquisadora do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB), Luciana Garzoni, que também participa da organização do evento.

Participações confirmadas:
Alessandra Guarneri – Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas)
Bianca Zingales – Universidade de São Paulo (USP)
Claudia Paiva – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Juliana de Meis – Laboratório de Pesquisas sobre o Timo (LPT/IOC)
Tatiana Galvão – Laboratório de Ultra-Estrutura Celular (LUC/IOC)
Nobuko Yoshida – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Ricardo Gazzinelli – Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas)

21/02/2016
Atualizado em 14/04/2016
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos