Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Nesta quarta-feira, II Simpósio de Pesquisa e Inovação tem último dia de atividades

Conferência 'Avanços no desenvolvimento de biofármacos', às 9h, será seguida do evento satélite ‘VI Reunião das Áreas de PD&I: estado atual e perspectivas’

:: Acesse o site oficial ::

:: Faça o download da programação ::

Sob a alçada do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), estão 71 laboratórios, que produzem conhecimento científico e tecnológico de ponta para variadas frentes de atuação na Saúde Pública. Até 20 de março, esta multiplicidade de inspirações, inovações e cientistas estará reunida no II Simpósio de Pesquisa e Inovação. O evento foi inaugurado em 2010 e, neste ano, dá prosseguimento ao debate científico com quatro conferências e quatro mesas-redondas, tendo como foco a pesquisa em vacinas, fármacos, doenças negligenciadas e emergentes, nanotecnologia e entomologia molecular.

Os interessados em participar do Simpósio, podem efetuar as inscrições no local do evento, que acontece no auditório Emmanuel Dias, do Pavilhão Arthur Neiva, no campus da Fiocruz em Manguinhos (Av. Brasil, 4.365 - Manguinhos - Rio de Janeiro/RJ).

De acordo com a pesquisadora Mariza Morgado, vice-diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IOC e organizadora do evento, é uma grande oportunidade para os pesquisadores compartilharem seus resultados e sucessos e, consequentemente, estimularem os colegas. “Ao mesmo tempo em que divulgamos trabalhos e novas áreas, também debatemos sobre políticas de inovação e abrimos portas para cooperações internas e externas, fundamentais para o desenvolvimento da Pesquisa”, afirma. O evento é apoiado pela Faperj.

Destaques da programação

Dentre os destaques do primeiro dia, estiveram a palestra do pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Davidovich, que tratou dos desafios contemporâneos da Ciência e da Inovação. Já no segundo dia, a mesa-redonda ‘Determinantes dos sucessos e falhas em vacinas em doenças infecciosas’ reuniu pesquisadores de quatro instituições brasileiras dedicados ao desenvolvimento de imunizantes. Dois eventos satélite voltados à análise das atividades realizadas nos laboratórios do IOC ocorrem em paralelo: ‘Avaliação dos Projetos PROEP/IOC’ e ‘VI Reunião das Áreas de PD&I: estado atual e perspectivas’.

Além de pesquisadores da Fiocruz, o Simpósio recebe também cientistas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto Butantan e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Representantes de agências de fomento como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) debatem sobre políticas de Ciência e Tecnologia, novas demandas e as oportunidades de financiamento oferecidas por seus respectivos órgãos.

Eventos satélite

Na ‘Avaliação dos Projetos PROEP/IOC’, cada laboratório beneficiado pelo Programa de Excelência em Pesquisa (PROEP-CNPq/IOC) apresenta, em formato de pôster, os principais resultados obtidos a partir dos incentivos. Já na ‘VI Reunião das Áreas de PD&I: estado atual e perspectivas’, cada coordenador apresenta, também em formato de pôster, as principais atividades desenvolvidas. De acordo com Mariza, serão discutidas as diretrizes para a implantação de uma 16ª Área: a de Pesquisa Clínica. “Vamos rever esses cinco anos de implantação das Áreas de PD&I para listarmos os acertos e conhecermos os desafios desta próxima empreitada”, aponta.

Isadora Marinho
27/02/2013 - atualizada em 19/03
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos