Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Equipamento Solidário Capes/Faperj beneficia IOC

Equipamentos no valor de R$ 337 mil, captados pelos Programas de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular e em Biologia Computacional e Sistemas, serão alocados na Plataforma de Microscopia Eletrônica

O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), em consórcio com o Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas, acaba de finalizar o processo de aquisição de três novos equipamentos para a Plataforma de Microscopia Eletrônica Rudolf Barth, no Pavilhão Carlos Chagas. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do edital ‘Equipamento Solidário Capes/FAPERJ – 2011’, voltado à aquisição de equipamentos de pequeno e médio portes, destinados exclusivamente à utilização em pesquisa científica e/ou tecnológica.

O edital faz parte do acordo para Cooperação Técnica e Acadêmica entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa (FAPERJ). O projeto voltado para o ‘Fortalecimento e Modernização da Plataforma de Microscopia Eletrônica Rudolf Barth do Instituto Oswaldo Cruz, visando atender a demanda de projetos nas áreas de Biologia Celular e Molecular, Bioinformática, dentre outras com ênfase nos Programas de Pós-graduação do IOC’, promoverá a integração dos demais Programas de Pós Stricto sensu do IOC.

“A incorporação dos equipamentos à Plataforma visa consolidar a política do uso compartilhado de equipamentos, buscando aplicar o princípio da economicidade dos recursos financeiros e evitar a ociosidade de equipamentos”, destacou o pesquisador do Laboratório de Biologia Celular, Rubem Menna-Barreto, que elaborou o projeto em conjunto com a pesquisadora do Laboratório de Biologia Estrutural, Helene Barbosa.

Equipamentos

Os equipamentos adquiridos são um Ponto Crítico Tousimis, um Sistema de microanálise de raios X e uma Câmera CCD de alta resolução para microscópio de transmissão. De acordo com o pesquisador, os novos equipamentos, que somam mais de R$ 330 mil, são um incremento à Plataforma de Microscopia Eletrônica Rudolf Barth. “O material adquirido já está em fase de importação e objetiva substituir alguns já existentes, mas obsoletos pela rapidez com que novas tecnologias são incorporadas. A aquisição do equipamento de Ponto Crítico, por exemplo, é imprescindível pela sua maior eficiência e tecnologia, que possibilitam a secagem das amostras para microscopia eletrônica de varredura, gerando material de qualidade para análise, atendendo ao padrão internacional para estudos ultraestruturais”, enfatizou Menna-Barreto.


Vanessa Sol
23/05/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos