Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

O futuro da Ciência

‘21ª Reunião Anual de Iniciação Científica’ promove troca de experiências entre alunos e pesquisadores em semana dedicada à formação de novos cientistas. Assista ao vídeo e confira a galeria de fotos

 



Um ambiente de troca de experiências propício à formação de futuros especialistas na área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Assim pode ser definida a ‘21ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2013 – Edição IOC)’. Reconhecida como um pontapé inicial na carreira científica de jovens estudantes, a RAIC acontece anualmente com o objetivo de promover o intercâmbio de ideias entre alunos e pesquisadores por meio da avaliação de trabalhos apresentados oralmente ou em forma de pôster por bolsistas. A Reunião aconteceu entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, no auditório do Pavilhão Arthur Neiva, no campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Dos 790 alunos inscritos na edição 2013 da Raic, 208 desenvolvem suas atividades nos laboratórios do IOC, o que torna o Instituto a unidade da Fiocruz com o maior número de participantes. Vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Elisa Cupolillo, ressaltou, durante seu discurso, a importância da participação desses jovens na RAIC e o quão proveitosa pode ser a oportunidade para suas carreiras. “Esperamos que essa experiência seja enriquecedora para a formação de cada um desses alunos, na medida em que possibilita a apresentação de seus trabalhos e o aprendizado através de comentários e sugestões de pesquisadores experientes”, afirmou.

Um exemplo de sucesso na formação de alunos por meio do Programa de Vocação Científica (PROVOC), um dos modelos de iniciação científica, Marcelo Pelajo, hoje chefe do Laboratório de Patologia do IOC, ministrou, na cerimônia de abertura do evento, a palestra ‘Algumas reflexões sobre a Iniciação Científica e sua importância na formação do jovem’. No decorrer da conversa, Marcelo proferiu palavras de incentivo aos jovens estudantes para que eles sigam adiante na carreira científica. “Faz 25 anos que comecei a trabalhar nesta Instituição por meio do PROVOC. Por isso, quero compartilhar algumas experiências e fornecer instrumentos para que vocês sejam agentes dos seus próprios pensamentos. Espero que esse evento como um todo contribua para a evolução profissional de vocês”, destacou Marcelo.

Premiação e reconhecimento

Como reconhecimento dos projetos científicos desenvolvidos por alunos do Instituto, a RAIC promoveu a premiação de estudantes que se destacaram durante as apresentações. Dos 208 trabalhos apresentados nessa edição, 24 foram premiados em diferentes categorias. Na cerimônia de encerramento, o diretor do IOC, Wilson Savino, destacou a honra que o Instituto tem em receber os jovens alunos. “Antes de tudo, gostaria de dizer que é uma honra recebê-los. Muitos de vocês se sentem sortudos por estarem aqui, mas nós é que nos sentimos honrados em recepcioná-los. Sentimos que de alguma forma estamos participando do futuro da ciência do país. Nunca percam o brilho no olhar, porque isso é a fonte da nossa energia para a realização de qualquer atividade profissional”, ressaltou.

“A RAIC foi, sem dúvidas, uma das experiências mais importantes que tive na vida. Ter contato com esse ambiente tão cedo foi gratificante e é muito importante pra quem está iniciando a vida científica”, afirmou a estudante Juliana Cadilho, que teve seu projeto eleito como um dos melhores na categoria PROVOC.

Já na categoria ‘Melhor apresentação de Iniciação Científica’, um dos trabalhos de destaque foi conduzido pelo estudante Diogo Gama Caetano. “Receber um prêmio por esse trabalho me dá a sensação de dever cumprido. A RAIC é um momento onde nos sentimos realmente inseridos na comunidade científica, tendo a oportunidade de apresentar nossos projetos e ter contato com pesquisadores experientes, capazes de nos passar conhecimentos práticos que não teríamos na graduação”, disse.

Para o vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IOC, Hugo Caire de Castro Neto, a premiação representa um estímulo aos jovens estudantes que pretendem seguir na carreira científica. “A realização da RAIC nos permite captar novos talentos para a área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Esses jovens são o futuro da ciência do Brasil. Temos que incentivá-los a abraçarem a carreira científica”, concluiu.

O vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência, Rodrigo Stabelli, a coordenadora da Comissão de Estágios do IOC, Maria Nazaré Correia Soeiro, além da coordenadora do PIBIC/PIBITI Fiocruz, Maria Cristiane Vidal e da coordenadora do PROVOC – Etapa Avançada, Cristiane Nogueira Braga também prestigiaram a premiação dos alunos.

Dos 24 melhores trabalhos da edição da RAIC no IOC, 4 serão indicados ao prêmio de "Melhor Trabalho” da Fiocruz. Os estudantes farão suas apresentações entre os 14 a 16 de outubro, quando ocorrerá o encerramento oficial com a premiação final.


Confira a relação completa dos estudantes premiados na 21ª RAIC – Edição IOC:

Menção Honrosa PROVOC

Isis Botelho Nunes da Silva / Orientadora: Leila de Mendonça Lima
Juliana Cadilho da Silva Abrantes / Orientadora: Mariangela Ziccardi de Camargo Salles
Maria Luiza Falcão / Orientadora: Marilza Maia Herzog

Prêmio Melhor Apresentação da modalidade PROVOC do IOC
Linda Beatriz Pontes de Souza / Orientador: José Augusto Albuquerque dos Santos

Menção Honrosa IOC
Ana Paula Chaves de Oliveira / Orientadora: Sylvia Lopes Maia Teixeira
Gabriela Cardoso Caldas / Orientadora: Livia Melo Villar
Suellen Ruvenal Portella / Orientadora: Raquel Lima de Figueiredo Teixeira
Hanna Silva Condelo / Orientador: Otacilio da Cruz Moreira
Maralice Gilla Pimentel da Silva / Orientador: Joseli Lannes Vieira
Glaucia Paula de Souza / Orientador: Rubem Figueiredo Sadok Menna-Barreto

Prêmio Melhor Apresentação da modalidade Iniciação Científica (IC) do IOC
Liliane Costa Conteville / Orientadora: Flávia Barreto dos Santos
Nathalie Maria Loreiro da Cruz / Orientadora: Rosana Gentile
Claudia Cristina de Lima Dantas / Orientador: Marcelo Alves Ferreira
Diogo Gama Caetano / Orientadora: Mariza Gonçalves Morgado
Paolla Beatriz de Almeida Pinto / Orientadora: Ada Maria de Barcelos Alves
Jessika do Prado Prevatto / Orientador: Vinícius de Frias Carvalho
Ingrid Alves Régis / Orientador: José Bento Pereira Lima
Tamiris Lameira Bittencourt / Orientadora: Roberta Olmo Pinheiro
Bruno Andrade Silva / Orientador: José Orivaldo Mengele Junior
Fabrício da Motta Ramalho Costa / Orientadora: Maria Cristina Vidal Pessolani
Ana Helisa Cardoso Machado / Orientador: Rubem Figueiredo Sadok Menna-Barreto
Carolina de Lima Ferreira / Orientadora: Constança Felícia de Paoli de Carvalho
Monique de Mello Costa / Orientador: Ademir de Jesus Martins Júnior
Klaus Magno Becker / Orientadora: Marilene Cavalheiro

 

Paula Netto
07/10/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos