Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

I Simpósio Jovens Cientistas: agenda movimentada nesta sexta-feira, 08/11

No evento, estão sendo divulgadas as atividades desenvolvidas pelas gerações mais recentes a integrar o quadro de cientistas do Instituto. A agenda para esta sexta-feira, 08/11, está movimentada: estão previstas apresentações de estudos sobre dengue, Aids, doenças degenerativas e tuberculose, entre outros

:: Acesse o Caderno com programação completa e resumos  

:: Acesse a cobertura completa

Nesta sexta-feira, 08/11, o segundo dia do I Simpósio Jovens Cientistas do IOC terá uma agenda de debates movimentada: estão previstas apresentações de estudos sobre dengue, Aids, doenças degenerativas e tuberculose, entre outros. As atividades da manhã serão integradas ao Centro de Estudos do IOC, no auditório Emmanuel Dias, no Pavilhão Arthur Neiva (campus da Fiocruz, em Manguinhos - Av. Brasil 4365, Rio de Janeiro). O evento tem como objetivo divulgar na comunidade científica do Instituto as atividades desenvolvidas pelas gerações mais recentes a integrar o quadro de cientistas do Instituto.  

No Simpósio, os pesquisadores e tecnologistas que ingressaram no IOC a partir do ano de 2010 expõem suas atividades científicas por meio de apresentações orais.

Oportunidade

Para o vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IOC, Hugo Caire, a realização do Simpósio representa uma estratégia de integração dos novos pesquisadores com os mais antigos. Além disso, estabelece uma relação direta com os objetivos do Programa Jovens Cientistas do IOC – iniciativa originalmente proposta pela diretoria do IOC com o intuito de reforçar a inserção de jovens cientistas nas diversas áreas de pesquisa da Instituição e que foi assumido pela Presidência da Fiocruz. “Esse é o primeiro de muitos outros eventos. Nossa perspectiva é de manter a rotina de realização de edições do Simpósio Jovens Cientistas acompanhando o ingresso de profissionais por meio de concursos públicos”, adiantou o vice-diretor.

Entre os participantes, a expectativa em relação à iniciativa está sendo bastante favorável. Para Gonzalo Bello, pesquisador no Laboratório de AIDS e Imunologia Molecular, o Simpósio representa uma excelente oportunidade de mostrar o que os pesquisadores recém-chegados estão desenvolvendo no Instituto e, acima de tudo, uma chance de inseri-los na estrutura da Instituição. “A meu ver, esse evento permite que a comunidade científica do IOC avalie o que vem sendo feito nos Laboratórios”, declarou.

Gonzallo atua no IOC desde 2004, quando ingressou como Pesquisador-Visitante. “O período em que atuei como Pesquisador-Visitante foi crucial na decisão de participar do concurso público de 2010, pois pude conhecer o trabalho que é desenvolvido aqui, em relação à compreensão, origem e evolução do HIV na população brasileira e em outras populações”, concluiu. 

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Não é necessário realizar inscrições prévias.

 Kadu Cayres
05/11/2013 - Atualizado em 08/11/2013
(Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos