Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Matriz extracelular foi tema de encontro

Pesquisadores e estudantes se reuniram no XII Simpósio Brasileiro de Matriz Extracelular para debater sobre questões relacionadas ao tema. Especialistas do IOC foram contemplados na categoria pôster ‘Doutorado’ e ‘Pós-doutorado’

Cerca de 230 participantes estiveram reunidos para debater temas relacionados à matriz extracelular durante a 12ª edição do ‘Simpósio Brasileiro de Matriz Extracelular’ e da 5ª edição do ‘International Symposium on Extracellular Matrix (SIMEC)’, realizados simultaneamente entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, em Búzios, no Rio de Janeiro. Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), o encontro contou com a presença de pesquisadores internacionais e estudantes de diferentes regiões do Brasil. Durante o Simpósio, conferências, cursos e mesas-redondas debateram de forma multidisciplinar temas relacionados a matriz extracelular e sua importância na biologia celular, biomecânica, genética, bioengenharia e terapia celular.

Divulgação

O encontro promoveu o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores e estudantes em torno das diversas funções da matriz extracelular

O diretor do IOC, Wilson Savino, foi convidado a prestar uma homenagem ao médico e pesquisador Ricardo Renzo Brentani, pioneiro na biologia molecular e referência na pesquisa genética do câncer no país. Naturalizado brasileiro, o cientista italiano faleceu em 2011, aos 74 anos, logo após a quarta edição do International Symposium on Extracellular Matrix, que acontece de forma bienal. “Trabalhamos em colaboração em uma série de pesquisas. Por outro lado, muitos de seus ex-alunos foram inspirados pelo seu trabalho e hoje dirigem importantes centros de pesquisa no país”, lembrou. 

Pesquisador do Laboratório de Pesquisa sobre o Timo do IOC e um dos organizadores do Simpósio, Ingo Riederer reafirmou o intuito do evento. “O objetivo foi promover o debate sobre o tema de maneira multidisciplinar, focando não somente no papel da matriz extracelular, mas abordando características bem distintas, desde aspectos mais básicos aos mais complexos”, disse.

Premiação

Durante o Simpósio, dois estudos desenvolvidos por especialistas do IOC foram premiados na categoria pôster ‘Doutorado’ e ‘Pós-doutorado’. Patrícia Mello Ferrão, dos Laboratórios de Investigação Cardiovascular e Genômica Funcional e Bioinformática e aluna de doutorado do Programa de Biologia Celular e Molecular, foi contemplada com o trabalho ‘Inhibition of TGF-β pathway reverts extracellular matrix remodeling in T. cruzi infected cardiac microtissues’. Já Eliane de Santana van Vliet, do Laboratório de Pesquisa sobre o Timo, recebeu a menção honrosa com o trabalho de pós-doutorado ‘Differential mRNA expression in the differentiation of human myogenic precursors: Correlation with the microRNA pattern’.

Riederer destacou os pontos altos do encontro: “Foi uma excelente oportunidade para a troca de conhecimentos, com ênfase para a diversidade dos temas e a qualidade dos profissionais convidados. Além disso, diferentemente da maioria dos congressos, procuramos criar um ambiente de caráter mais informal visando à aproximação entre estudantes e convidados”, concluiu.


Paula Netto e Isadora Marinho
06/11/2013 - atualizada em 19/12/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos