Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

De volta à sala de aula

Voltado para professores de biologia, o ‘Curso de Formação Continuada de Professores com Ênfase em Histologia e Biologia Celular’ chega a sua quarta edição capacitando 30 docentes

Com o objetivo de promover a formação continuada de professores de biologia e biologia celular, o ‘Curso de Formação Continuada de Professores com Ênfase em Histologia e Biologia Celular’ chegou a sua quarta edição. Por meio do intercâmbio científico, a iniciativa, promovida pelo Laboratório de Patologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com recursos do Edital Faperj n.º 34/2013 – (Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro), está capacitando 30 docentes que ministram aulas para alunos do ensino médio de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro.

Na primeira fase do curso, que aconteceu entre os dias 9 e 11 de junho, os participantes contaram com aulas teóricas sobre ‘Histologia dos tecidos’, ‘Microscopia’ e ‘Biossegurança no cotidiano e nos laboratórios’. Como material de apoio, cada docente recebeu o ‘Kit Aula-Prática de Histologia e Biologia Celular’, composto de uma caixa de lâminas com órgãos de camundongos, corantes, blocos de parafina, entre outros objetos utilizados em biópsias, e que poderá ser aplicado durante as aulas em suas respectivas escolas. As aulas práticas acontecerão na segunda fase da iniciativa, entre os dias 17 e 19 de dezembro.

 Gutemberg Brito

 

Histologia dos tecidos, microscopia e biossegurança foram alguns dos principais temas abordados em sala



Pesquisadora do Laboratório de Patologia do IOC e uma das coordenadoras da capacitação, Barbara Dias destacou, com entusiasmo, a demanda pelo curso. “Nós tivemos que estender ao máximo nossa capacidade, tendo em vista que recebemos cerca de 60 inscrições, número três vezes maior que o de vagas originalmente oferecidas”, destacou.

Barbara ressaltou, ainda, a importância de entender as mudanças pelas quais o campo da Biologia passou nos últimos anos. “Grandes avanços na área de biologia celular aconteceram e muitos professores não acompanharam essa evolução, tanto na parte técnica quanto teórica. Por isso, é importante promover iniciativas como essa e trabalhar conceitos que contribuam para o conhecimento desse importante grupo de profissionais, como a área de Biossegurança, por exemplo,” finalizou.


Paula Netto
18/06/2014
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos