Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

IOC integra a 'Semana Fluminense do Patrimônio'

Exposição, palestras e lançamento de livro fazem parte da programação. Museu da Patologia e Coleção Entomológica compõem evento organizado pela COC

O Museu da Patologia e a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) participam da ‘IV Semana Fluminense do Patrimônio’, que acontece entre os dias 12 e 24 de agosto. Com o tema ‘Grandes intervenções’, a edição deste ano do evento tem como objetivo promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense e de ampliar o conhecimento da população sobre seu patrimônio em suas mais diversas expressões.

Nos dias 13 e 20 deste mês, às 14h, os pesquisadores Marcelo Pelajo e Bárbara Dias do Laboratório de Patologia do IOC recebem visitantes na varanda do Castelo Mourisco, para apresentar o acervo do Museu, considerado um importante patrimônio da ciência e da saúde dos brasileiros. “A exposição será composta de peças anatômicas, modelos de borracha, blocos e lâminas, bem como informações sobre as coleções e sobre o site do Museu da Patologia Online”, destacou Barbara. A exposição fica disponível para visitação também nos dias 16, 18, 19 e 23. As primeiras peças da coleção da unidade foram trazidas da Alemanha por Henrique da Rocha Lima, que, em 1903, deu início ao projeto do Museu ao lado de Oswaldo Cruz. O acervo reúne peças anatômicas, que ajudam a contar o início da história da Patologia e o seu desenvolvimento até a década de 1970. Suas instalações abrigam as coleções de Seção de Anatomia Patológica, de Febre Amarela e o acervo do antigo Departamento (atual Laboratório) de Patologia do IOC.

 Gutemberg Brito

 

 Visitantes poderão interagir com as peças anatômicas durante a exposição



Já a Coleção Entomológica, considerada o mais antigo acervo científico da instituição, abre as suas portas, nos dias 14 e 19 de agosto, às 14h, para receber os visitantes na Sala de Exposição Costa Lima, no Castelo Mourisco, a qual abriga exemplares didáticos da Coleção. De terça a sábado, entre os dias 12 e 23, a ‘Sala’ recebe visitas guiadas pelo Museu da Vida. Fundado em 1901 pelo próprio Oswaldo Cruz, atualmente o espaço abriga cerca de cinco milhões de exemplares de insetos, incluindo os da fauna brasileira e de outras regiões do mundo, representando quase todas as ordens conhecidas.

 Gutemberg Brito

 

Exemplares didáticos da Coleção Entomológica ficarão disponíveis para consulta



Integrado à programação da ‘Semana do Patrimônio’, o ‘Tarde das Orquídeas’, iniciativa que engloba ciência e inclusão social receberá o público no próximo dia 21, a partir das 14h. “Vamos receber alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos, em uma edição especial, voltada para o patrimônio e história da ciência”, adiantou Jane Costa, chefe do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do IOC. Durante o evento, será realizado o lançamento do catálogo ilustrado de abelhas, contendo a lista dos exemplares depositados na Coleção. Organizada pelo pesquisador Sandor Buys, que ministrará a palestra sobre a importância dos insetos polinizadores, a publicação será apresentada pela curadora da Coleção, Jane Costa, e ficará disponível para consulta por pesquisadores e estudantes. “Além de ampliar a divulgação científica, esse catálogo terá como função agilizar o trabalho de pesquisa e valorizar o nosso acervo”, destacou Jane.

Para participar das atividades do IOC, durante a semana, é preciso realizar agendamento prévio pelo telefone (21) 2590-6747, aos sábados a participação é livre.

Organizadores

A ‘IV Semana Fluminense do Patrimônio’ é organizada pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Fundação Casa de Rui Barbosa, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac/Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro), Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ), Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Museu do Meio Ambiente/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e pelo Museu Nacional (MN/UFRJ).


Lucas Rocha
13/08/2014
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos