Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Pesquisador do IOC acompanha certificação de laboratório com nível máximo em biossegurança

A convite do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o especialista visitou instalações de novo laboratório mineiro e ministrou palestra

A convite do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o pesquisador do Laboratório de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e diretor científico na Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), Flávio Rocha, acompanhou a certificação do Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (Lanagro/MG) como o primeiro de nível máximo no Brasil em Biossegurança, o que permite a manipulação do vírus da febre aftosa viável (vivo). A certificação aconteceu durante a ‘1ª Reunião da Comissão Permanente de Gestão de Riscos Biológicos e de Biossegurança’, realizada entre os dias 4 e 8 de agosto, em Pedro Leopoldo, Minas Gerais.

 Divulgação

 

 Encontro reuniu profissionais de laboratórios que manipulam agentes biológicos, vírus e suas partes e príons de interesse em saúde animal


Na ocasião, o especialista, que também é membro da Comissão Interna de Biossegurança do Instituto (CIBio/IOC), ministrou a palestra ‘Classificação de agentes biológicos e níveis de Biossegurança’, e alertou para a importância de se discutir tópicos como a avaliação de riscos, agentes biológicos, níveis de Biossegurança, inspeção laboratorial e Biossegurança das doenças emergentes e reemergentes.

Voltada para profissionais de laboratórios que manipulam agentes biológicos, vírus e suas partes e príons de interesse em saúde animal, a reunião surgiu a partir de determinação da Portaria 45 da Secretaria de Defesa Agropecuária (DAS), com o objetivo de capacitar a Comissão Permanente de Biossegurança do MAPA que irá supervisionar a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Lanagro/MAPA).

De acordo com Flávio, o encontro enfatizou a necessidade de ampliação do relacionamento entre os ministérios da Saúde e da Agricultura no tema e fomentou o estabelecimento de ações conjuntas entre a Comissão de Biossegurança do MAPA e a Rede de Laboratórios Agropecuários. “Planejamos um calendário de atividades efetivas organizado em três grupos de trabalho: inspeção laboratorial, classificação de risco e treinamento. O início da capacitação para a rede de laboratórios está previsto para o mês setembro”, afirmou. A próxima edição está agendada para o mês de dezembro.


Lucas Rocha
18/08/2014
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos