Publicada em: 03/10/2014 às 18:10
Arquivo de notícias


Homenagem da Sociedade Entomológica do Brasil
Jornalismo

Título de membro honorário foi concedido a Leon Rabinovitch por suas contribuições na área de controle biológico

O pesquisador do Laboratório de Fisiologia Bacteriana do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Leon Rabinovitch, recebeu o título de Sócio Honorário da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), a partir de indicação do conselho da entidade. Membro da SEB, Leon organizou o I Simpósio Nacional de Controle Biológico (SICONBIOL), realizado em 1988. Um dos principais eventos da América do Sul sobre o tema, o Simpósio, que já está na sua 13ª edição, tem o objetivo de reunir entomologistas e demais profissionais envolvidos com controle biológico de insetos, patógenos e ervas daninhas. “Atuamos em sintonia com a entomologia em diversas ocasiões, um exemplo é o controle biológico que pode ser feito com o uso de determinadas bactérias. No SICONBIOL, evento promovido pela Sociedade Entomológica, temos a oportunidade de apresentar as inovações na área. Receber o título é também um reconhecimento de uma parceria”, destacou Leon. A homenagem será entregue ao pesquisador na próxima edição do Congresso Brasileiro de Entomologia que acontece em 2015.

Homenagem

Em agosto, Leon foi agraciado com a medalha comemorativa do Jubileu de 75 anos da Academia Nacional de Farmácia (ANF), concedida a personalidades de destaque da área das ciências farmacêuticas. A condecoração foi entregue na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A escolha de Leon e dos demais homenageados seguiu critérios da diretoria da ANF, com base nas contribuições dos acadêmicos para a ciência farmacêutica.

 Divulgação

 

 O pesquisador do IOC e acadêmico da ANF Leon Rabinovitch recebe medalha por sua contribuição à ciência farmacêutica

Membro titular da Academia há oito anos, Leon Rabinovitch colabora com diversas atividades científicas da instituição, tanto ministrando palestras como na coordenação de cursos, além de atuar no Conselho Fiscal. “Considero uma honra receber esta homenagem da Academia, é o reconhecimento de uma dedicação intensa dos pesquisadores e estudiosos da área”, comemorou. O atual diretor do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), Eduardo Leal, também foi contemplado com a medalha.

Durante a cerimônia, que reuniu autoridades, acadêmicos, cientistas e especialistas do setor farmacêutico, foi apresentada a conferência “As perspectivas das ciências farmacêuticas”, por Suely Vilela, acadêmica da ANF e professora da Universidade de São Paulo (USP). O evento contou, ainda, com o lançamento do livro ‘Academia Nacional de Farmácia – 75 anos de história’.

Dedicação

Atuando no Laboratório de Fisiologia Bacteriana do IOC, Leon Rabinovitch é um dos colaboradores mais antigos da Fiocruz, com mais de 50 anos dedicados à Ciência. Um dos fundadores do Laboratório que atualmente chefia, o pesquisador também é curador da Coleção de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros Correlatos, fiel depositária reconhecida pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente. Farmacêutico químico, formado pela antiga Universidade do Brasil, atual UFRJ, ainda na década de 1960, fez doutorado em Enzimologia e Tecnologia das Fermentações pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi livre-docente pela mesma universidade, onde implantou as disciplinas de Enzimologia e Tecnologia das Fermentações I e II na Faculdade de Farmácia. Atualmente, Leon dedica-se à orientação e coordenação de projetos sobre bactérias do gênero bacillus e gêneros correlatos e desenvolve pesquisa sobre esporos bacterianos.


Lucas Rocha
06/10/2014
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)


-- 2012 --