Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Gerações de malariologistas reunidas em Seminário

Evento que reúne alunos de pós-graduação para debater seus projetos com pesquisadores do Brasil e do exterior se prepara para comemorar 20 anos

O Seminário Laveran & Deane sobre Malária se prepara para celebrar duas décadas de contribuição na formação de novos especialistas na doença. A 19ª edição do evento foi realizada entre 01 e 05 de setembro, na Ilha de Itacuruçá, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Como em todo os anos, 15 estudantes de mestrado e doutorado apresentaram seus trabalhos, participaram de debates e receberam sugestões de 15 pesquisadores seniores convidados e dos outros pós-graduandos. Entre os participantes, alguns representavam a segunda geração de cientistas no seminário: eram estudantes cujos orientadores, um dia, estiveram como alunos no Laveran & Deane. “Muitos ex-participantes hoje são professores e pesquisadores titulares de grande produtividade”, destaca o chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, coordenador do evento.

Foto: Gutemberg Brito

Estudantes de pós-graduação e pesquisadores participantes do XIX Seminário Laveran & Deane sobre Malária

O objetivo do encontro é oferecer aos pós-graduandos com projetos de pesquisa em malária a oportunidade de debater seus trabalhos com pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras e com os outros pós-graduandos. O seminário prioriza alunos do primeiro ano do mestrado e do segundo ano do doutorado, que estão na metade de suas pesquisas e, portanto, podem aproveitar as discussões para aprimorar seus projetos. Entre os temas de estudos apresentados na 19ª edição, estavam, por exemplo, aspectos da resposta imunológica durante a infecção; novas propostas terapêuticas, incluindo a apresentação de moléculas promissoras para o tratamento do agravo; impactos da instalação de hidrelétricas em municípios amazônicos sobre a transmissão da doença; e características da malária em macacos da Mata Atlântica do Rio de Janeiro.

Os participantes precisam ser alunos de programas de pós-graduação brasileiros. Este ano, o encontro contou com quatro estrangeiros. Três jovens colombianos e um português, matriculados em cursos de mestrado e doutorado no Brasil, foram selecionados para o seminário. Já entre os pesquisadores convidados, além de cientistas de diversas instituições brasileiras, há anualmente a presença de professores da França, como fruto do apoio do governo francês ao evento. No entanto, nesta edição, dois brasileiros, que atuam no Instituto Pasteur, na França, representaram o país no seminário. “Estas participações evidenciam a força da pesquisa brasileira em malária e confirmam a generosidade do governo francês, que custeou a vinda dos brasileiros para representar a França”, avalia Cláudio Ribeiro.

Para a comemoração de 20 anos, em 2015, os organizadores pretendem fazer um encontro ampliado, com mais dias de duração. Também está prevista uma nova edição da Medalha Laveran & Deane – criada em 2005, quando o evento completou dez anos – para homenagear cientistas de destaque nas pesquisas em malária que passaram pelo seminário como estudantes. “O sucesso do Seminário Laveran & Deane não seria possível sem a parceria complementar e produtiva com a co-organizadora Maria de Fátima Ferreira da Cruz [do Laboratório de Pesquisa em Malária do IOC] e sem o apoio regular do Programa Nacional de Controle da Malária, do Ministério da Saúde”, finaliza Cláudio Ribeiro.

Maíra Menezes
11/09/2014
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos