Publicada em: 17/10/2014 às 16:56
Arquivo de notícias


Reconhecimento a mulheres de destaque
Jornalismo

Com um projeto para o desenvolvimento de vacina contra a Aids, pesquisadora do IOC esteve entre as finalistas do Prêmio Claudia

O desenvolvimento de uma vacina contra a Aids é um dos focos de pesquisa da imunologista Myrna Bonaldo. chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O projeto, que já ganhou as páginas da famosa revista Nature, foi o motivo de sua indicação à 19ª edição do Prêmio Claudia, na categoria Ciência. Apesar de não ter sido selecionada para a premiação após a fase de votação na internet, Myrna considera que a experiência foi válida. “Iniciativas como esta aproximam a ciência do público. Conheci mulheres maravilhosas que concorreram em outras categorias e notei que a recepção da nossa pesquisa foi muito positiva. Fiquei surpresa com todas as manifestações espontâneas de parabenização, vindas de todos os cantos”, avalia.

Líder de uma equipe predominantemente composta por mulheres, a pesquisadora ressalta que o compromisso da equipe foi fundamental para que o projeto ganhasse a projeção alcançada. “A ciência é uma atividade de equipe e situações de reconhecimento, como estas, invadem o grupo com uma sensação de dever cumprido”, diz, acrescentando que agradece os votos recebidos.

Criado em 1996, a premiação destaca mulheres empenhadas em construir um Brasil melhor. Ao todo, são cinco categorias de atuação: Ciências, Políticas Públicas, Cultura, Negócios e Trabalho Social. Confira aqui as vencedoras e as finalistas da premiação, anunciadas em São Paulo, no dia 14/10.

17/10/2014
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)


-- 2012 --