Publicada em: 20/03/0006 às 00:00
CE Reportagens


Secretário de C&T do governo do Estado do Rio de Janeiro apresenta propostas para 2006 no IOC

O Centro de Estudos desta semana promoverá a discussão sobre os rumos da Ciência e Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro em 2006. O convidado, portanto, não poderia ser outro: Wanderley de Souza, Secretário de C&T do governo do Estado do Rio de Janeiro, que apresentará a palestra Política de Ciência e Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro . No encontro com pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Wanderley pretende expor a agenda da Secretaria para este ano e estimular a inscrição dos cientistas nos programas oferecidos pelo Estado.

"O Centro de Estudos do IOC é um fórum adequado para expor nossas idéias e receber sugestões para novos programas", afirma o palestrante. "Queremos aproveitar a oportunidade para lançarmos no Instituto o Programa Cientistas Fluminenses , uma homenagem da Secti e da Faperj a pesquisadores que desenvolveram importantes trabalhos em instituições de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro."

O secretário adianta que as prioridades da Secretaria em 2006 serão a continuidade de projetos de financiamento às atividades de pesquisas básicas e o lançamento de editais para novos programas, como o de Núcleos de Excelência (PRONEX), Pesquisadores Jovens, Cientistas do Nosso Estado e Pesquisa em Saúde. Deverão ser implementados também o Programa de Pesquisas sobre a Mata Atlântica Fluminense e outro sobre toxinas isoladas a partir de organismos marinhos.

A palestra será coordenada por Paulo Buss, presidente da Fiocruz, e Tania Araújo-Jorge, diretora do IOC. Ao final da palestra será exibido o vídeo-documentário sobre o Prof. Lobato Paraense, parte do programa "Cientistas Fluminenses".

 

Por Bel Levy
20/03/06


-- 2012 --