Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Nesta quarta: Uma década voltada para o ensino da ciência

Evento acontece nos dias 25 e 26 de novembro, confira a programação. Inscrições podem ser realizadas online e também durante o encontro

 

:: Para se inscrever, clique aqui

 

Para comemorar os dez anos dedicados ao ensino da Ciência e da Saúde, o Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino e Biociências em Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/Fiocruz) preparou uma programação especial. Palestras e mesas-redondas sobre as temáticas serão realizadas a partir das 9h, nos dias 25 e 26 de novembro, no auditório do Museu da Vida, no campus da Fiocruz, em Manguinhos (Av. Brasil, 4.365 – Rio de Janeiro). As inscrições podem ser realizadas online e também durante o evento, clique aqui. Confira a programação, clique aqui.

Coordenador do Programa e pesquisador do Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências do IOC, Ricardo Waizbort, ressaltou que a comemoração é um momento também de reflexão e planejamento de novos objetivos. “Este é o momento oportuno para a discussão das realizações do passado, além do estabelecimento de metas para o futuro” destacou. “Espero que o público possa conhecer melhor nosso programa, e o que fazemos para divulgar ciência e saúde”, completou.

Ao longo desses dez anos, o Programa já titulou um total de 164 profissionais, nas categorias de mestrado e doutorado. Integrante da primeira turma de mestrado da PGEBS, Valéria Trajano, além de diariamente realizar pesquisa no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC, também coordena o curso de Pós-graduação Lato sensu em Especialização em Ciência, Arte e Cultura na Saúde do Instituto. Para ela, a formação no curso foi fundamental para a criação do Programa de Pós que atualmente coordena. “Ter realizado meu curso de mestrado na PGEBS foi determinante para que eu pudesse desenvolver o curso de Arte, Cultura e Saúde no IOC, pois me mostrou uma outra realidade que eu poderia explorar e ajudar que outros também explorassem dentro da ciência”, disse a pesquisadora.

Valéria destaca ainda que a integração entre as disciplinas e os campos do conhecimento são os destaques do curso. “A junção das matérias e a própria proposta do curso, voltada para o lado social e principalmente educacional, foram os pontos que mais me atraíram desde o início. Além disso, a PGEBS abre um leque de opções e linhas de pesquisa para que o aluno possa seguir adiante”, disse.

Sobre o curso

O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do IOC foi criado em 2004, oferecendo as modalidades de mestrado acadêmico e doutorado para profissionais graduados que atuavam como educadores, professores e profissionais da área do Ensino ou dos serviços de Saúde, Ciência e Tecnologia. De lá pra cá, cresceu e consolidou-se como ensino de qualidade, estando credenciado atualmente com conceito 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A estrutura do Programa é composta por duas áreas principais de concentração: ensino formal em Biociências e Saúde e ensino não-formal em Biociências e Saúde, que abrangem as linhas de pesquisa ‘Ensino e aprendizagem em biociências e saúde’; ‘Ciências sociais e humanas aplicadas ao ensino em biociências e saúde’; ’Divulgação, popularização e jornalismo científico; ‘Ciência e arte’. Atualmente, o curso conta com 18 alunos de mestrado e 43 de doutorado, e um corpo docente de 30 especialistas.

Paula Netto
04/11/2014
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos