Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Pesquisador recebe título de ‘Comendador’ do Conselho de Medicina

Em reconhecimento a uma carreira dedicada inteiramente à ciência, José Rodrigues Coura recebeu a Comenda Sérgio Arouca de Medicina e Saúde Pública

As mais de cinco décadas de intensa contribuição à ciência renderam ao chefe do Laboratório de Doenças Parasitárias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), José Rodrigues Coura, a Comenda Sérgio Arouca de Medicina e Saúde Pública, concedida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A honraria foi entregue durante o ‘IV Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas’, promovido pelo CFM, no último dia 06 de novembro, no Recife, Pernambuco. Entre os amigos, familiares e colegas de profissão, estiveram presentes o diretor do IOC, Wilson Savino, e o diretor do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz-Pernambuco), Sinval Brandão Filho.

Coura destacou como é gratificante receber uma comenda representativa do expoente sanitarista Sérgio Arouca, ex-presidente da Fiocruz e um dos fundadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. “Durante toda a minha vida, o meu empenho foi voltado para a medicina e para a saúde pública. A comenda é o reconhecimento de mais de 50 anos dedicados à pesquisa e ao trabalho de campo. Me sinto honrado por receber essa homenagem dos meus colegas que atuam em todo o país”, enfatizou.

Assessoria de Comunicação/CFM

 

 Coura destacou a honra de receber uma comenda com o título do sanitarista Sérgio Arouca

Com uma carreira voltada para a pesquisa e o ensino, por meio da publicação de artigos e da organização de livros, Coura é membro da Academia Nacional de Medicina (ANM), já foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, mais alta insígnia concedida pela Presidência da República e, este ano, recebeu o Prêmio Fundação Conrado Wessel, que reconhece profissionais por sua excelência científica aliada à eficácia social.

Reconhecimento

Também foram homenageados: Aldir Blanc, com a Comenda Moacyr Scliar (Medicina, Literatura e Artes); Joffre Marcondes de Rezende, com a Comenda Fernando Figueira (Medicina e Ensino Médico); Luiz Roberto Londres, com a Comenda Mário Rigatto (Medicina e Humanidades Médicas); e Silvia Regina Brandalise, com a Comenda Zilda Arns (Medicina e Responsabilidade Social).

Criadas em 2011, como parte das comemorações do Dia do Médico, as homenagens são entregues anualmente e ressaltam o desempenho ético e o compromisso social com a Medicina por profissionais ou instituições.


Lucas Rocha
07/11/2014
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos