Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

IOC no ‘Fiocruz pra Você 2014’

Na 21ª edição da iniciativa, dez laboratórios do Instituto promoveram atividades científicas que ensinaram e divertiram o público

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) marcou presença em mais uma edição do ‘Fiocruz pra Você’. O evento, realizado no último sábado, 08 de novembro, abriu a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e transformou o campus da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, em um dos maiores postos de vacinação do país, com mais de 2500 crianças imunizadas. Além da vacinação, foram oferecidas mais de 70 atividades gratuitas de divulgação científica e promoção da saúde, como oficinas, exposições, feira de ciências, música, dança e brincadeiras.

As atividades desenvolvidas pelos Laboratórios do Instituto incluíram desde a inauguração de um espaço sócio-educativo em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, a atividades relacionadas à prevenção de doenças e observações de células em microscópios. Jogos lúdicos e atividades de pintura de esquemas de células também divertiram a criançada. O diretor do IOC, Wilson Savino, ressaltou a importância do evento para a popularização da ciência: “Cumprimos, com excelência, o papel de levar conhecimento científico através do entretenimento. Os stands do IOC permaneceram movimentados durante toda a ação”, destacou Savino.

 Gutemberg Brito

Além de divertir, evento destacou a importância da conscientização sobre temas importantes da saúde pública


Confira abaixo as atividades realizadas pelos Laboratórios do IOC durante o evento:

Laboratório de Biodiversidade Entomológica
Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz – O público pôde observar, em Petrópolis, uma exposição de insetos, com apoio de monitores que auxiliavam na prestação de informações do material apresentado. Foram ressaltados a grande diversidade de formas, cores, hábitos de vida e curiosidades dos insetos, assim como a imensa riqueza encontrada em nossa fauna. Saiba mais aqui.

Laboratório de Transmissores de Leishmanioses
Olho Vivo no Barbeiro – Nesse stand, os visitantes puderam entender melhor aspectos sobre a vida do barbeiro e a dinâmica de transmissão da doença de Chagas por meio da apresentação de caixas mostruários com percevejos ilustrando os aspectos biológicos e morfológicos internos do barbeiro, ciclo de vida, locais de abrigo, fontes de alimentação e distribuição geográfica.

Prevenção das leishmanioses - Apresentação dos vetores das leishmanioses e medidas preventivas deste agravo ao público. Foram realizados jogos da memória, apresentação de armadilhas utilizadas no estudo do vetor, onde a doença ocorre, entre outras coisas. Houve também distribuição de material informativo como folders, cartilhas para colorir e banners. 

Laboratório de Malacologia
Caramujos X Doenças – A atividade permitiu a observação do caramujo africano vivo e por meio de material ilustrativo, foram divulgadas informações sobre doenças que os moluscos podem transmitir ao homem e como evitá-las.

Laboratório de Patologia
Museu da Patologia online no Fiocruz pra Você - Apresentação do site do Museu da Patologia, que contou com a execução de atividades voltadas para a disseminação do conhecimento referente à história da Patologia, às contribuições dos pesquisadores para o desenvolvimento científico de nosso País, ao processo histológico e investigativo utilizado pelos patologistas, às atividades práticas para auxiliar os professores a trabalhar com conteúdos referentes à temática do Museu da Patologia em sala de aula, e a respeito do desenvolvimento de estratégias eficazes de combate à febre amarela.

Museu da Patologia em: "Colorindo as Células e os Tecidos" - Atividade de pintura das estruturas dos tecidos observados. Exposição de material do acervo do Museu da Patologia, principalmente das Coleções de Febre Amarela e da Seção de Anatomia Patológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), onde os visitantes puderam visualizar lâminas coradas e não coradas ao microscópio, demonstrando assim a necessidade de corantes para a observação de células e tecidos.

Laboratório de Transmissores de Hematozoários
Tudo o que você precisa saber sobre a dengue – Mostra científica com os projetos de monitoramento do Aedes aegypti no campus da Fiocruz. Atividades lúdicas como a ‘Gincana da dengue’ e jogos de perguntas foram realizados.

Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental
Biodiversidade - Apresentação dos voluntários do I Projeto Agente das águas de monitoramento participativo e avaliação integrada da qualidade da água dos rios da Bacia Hidrográfica (as Lagoas de Araruama e Saquarema e dos Rios São João). Além disso, foi realizada exposição da coleção entomológica e macro invertebrados vivos em um aquário.
 
Laboratórios de Pesquisa sobre o Timo e de Biologia Celular
A cara da célula – Demonstração de diferentes tipos celulares por meio de microscópios, pôsteres e modelo de célula gigante. As crianças ainda puderam brincar de colorir esquemas de células.

Laboratório de Inflamação em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-Inofar)
Respirar bem – Nesta atividade foram demonstrados o funcionamento e propriedade do pulmão saudável e na condição de algumas doenças crônicas. Foram distribuídos materiais didáticos e realizadas atividades práticas com visualização em microscópio e pintura de painéis.

Laboratórios de Pesquisa sobre o Timo e Laboratório de Biologia Celular
Você Conhece o Timo? – Apresentação do timo como órgão onde se desenvolvem os linfócitos T, responsáveis pela defesa do organismo.

Laboratório de Biologia das Interações
"Fumo e Saúde" – Nesta atividade foi abordada a questão das consequências do fumo à saúde das pessoas. Por meio de experimentos simples, foi desenvolvida a percepção dos riscos e o despertar de uma reflexão sobre a origem e produção do tabaco, bem como a apresentação de aspectos fisiológicos relacionados ao ato de fumar e seus efeitos.

"Energia e Sociedade Sustentável" – Nesta atividade foi abordado o tema “Uso Consciente de Energia”. Ela foi ministrada por professores de Ciências e Matemática em escolas públicas do Ensino Fundamental, integrando conteúdos transversais do currículo de 6º ao 9º ano.


Paula Netto
10/11/2014
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos