Publicada em: 04/12/2014 às 15:44
Arquivo de notícias


Ampliando o conhecimento sobre a doença de Chagas
Jornalismo

Disponível gratuitamente na internet, “Atlas Iconográfico dos Triatomíneos do Brasil” traz informações sobre as diferentes espécies de triatomíneos catalogados até o momento no Brasil

Para ampliar o conhecimento sobre os vetores da doença de Chagas no país, pesquisadores do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) organizaram o ‘Atlas Iconográfico dos Triatomíneos do Brasil’. O material conta com ilustrações e informações sobre a morfologia dos insetos, tamanho, habitat, ciclo de vida, além de mapas sobre a diversidade e distribuição geográfica das 66 espécies de barbeiros registradas até o momento. O Atlas está disponível gratuitamente online (clique aqui).

De acordo com o chefe do Laboratório e um dos responsáveis pela organização da publicação, José Jurberg, o Atlas apresenta informações aprofundadas, voltadas para profissionais interessados em identificar e classificar os insetos. “Além de possuir imagens sobre as chaves dicotômicas dos triatomíneos – sistema que permite classificar espécies por meio de observação - o material também contém dados sobre a coleta, conservação e manutenção de coleções biológicas”, destacou. “Essa publicação também amplia e dissemina o conhecimento sobre o tema, contribuindo para a educação em saúde, ferramenta fundamental no combate à doença”, concluiu.

Para solicitar gratuitamente a versão impressa do Atlas, entre em contato pelo email jjurberg@ioc.fiocruz.br, informando nome e instituição.


Paula Netto
04/12/2014
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)


-- 2012 --