Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Sem fronteiras para a produção científica

Agraciado com o título de pesquisador visitante da Universidade de Keele, da Inglaterra, parasitologista do IOC terá livre acesso à infraestrutura de uma das mais respeitadas instituições do Reino Unido

Um amplo estudo para o controle da leishmaniose visceral em regiões endêmicas brasileira acaba de render ao pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Reginaldo Brazil, o título honorário de professor visitante da Universidade de Keele, na Inglaterra. O estudo, desenvolvido em parceria com o professor do Departamento de Ciências Naturais de Keele, Gordon Hamilton, utiliza uma substância química secretada pelos próprios vetores para atraí-los e, em seguida, eliminá-los.

Um dos objetivos do projeto, em curso há mais de 20 anos, é reduzir a densidade de insetos vetores da leishmaniose em locais considerados endêmicos. A iniciativa consiste na captura dos vetores por meio de armadilhas especiais que possuem um mecanismo que libera durante três meses o ferormônio, utilizado para atrair as fêmeas do mosquito palha. Essa estratégia atrai o inseto, que depois é eliminado pelos pesquisadores, ajudando no controle da leishmaniose visceral. Para saber mais, clique aqui.

Nos próximos três anos, Reginaldo poderá dar continuidade aos estudos, ministrar aulas e palestras, com a vantagem de utilizar a universidade como endereço acadêmico, além de usufruir dos recursos de infraestrutura disponibilizados pela instituição.


Lucas Rocha
05/12/2014
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos