Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Reforço para o trabalho de campo

Pesquisadores do IOC promoveram lançamento de coletânea que contribuirá para a segurança nas atividades de campo com animais

Com o objetivo de auxiliar na capacitação de profissionais que se dedicam ao trabalho de campo, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) acaba de lançar o livro ‘Trabalho de Campo com Animais: procedimentos, riscos e biossegurança’ de autoria dos pesquisadores Elba Sampaio de Lemos, chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses, e Paulo Sérgio D’andrea, do Laboratório de Biologia e Parasitologia de Mamíferos Silvestres Reservatórios.

Durante o lançamento da publicação no Instituto, realizado no último dia 19 de dezembro, o chefe do Laboratório de Doenças Parasitárias do IOC, José Rodrigues Coura, que assina a orelha do livro, realizou breve palestra sobre a importância da captura de animais para a pesquisa cientifica. Houve, ainda, homenagens ao virologista Hermann Schatzmayr, autor do prefácio da obra, falecido em 2010, e ao parasitologista Luis Rey, pesquisador emérito da Fiocruz, que assina a quarta capa da publicação.


Lucas Rocha

Os autores Paulo Sérgio D’andrea e Elba Sampaio de Lemos, em lançamento do livro junto a outras publicações da Editora Fiocruz, no dia 10 de dezembro


A publicação
Os estudos em zoonoses, por exemplo, contam com atividades que incluem expedições, seja para a captura de animais silvestres ou para a coleta de amostras biológicas. Como tarefa fundamental para a pesquisa e para a vigilância ambiental e epidemiológica, este trabalho pode expor profissionais ao risco de infecção por bactérias, vírus e outros parasitas transmitidos por animais. O objetivo da obra é promover o aumento da segurança dos profissionais que realizam estudos fora do ambiente de laboratório, antecipando e propondo medidas de redução dos riscos.

Lançada pela editora Fiocruz, no dia 10 de dezembro, a publicação conta com 14 capítulos que reúnem diversos aspectos importantes na prevenção de acidentes e na garantia da proteção do profissional e do ambiente no trabalho de campo com animais. O livro é voltado para estudantes, professores, pesquisadores, profissionais da saúde e outros trabalhadores cujas atividades estejam associadas com animais no campo. Riscos biológicos, biossegurança, geomedicina, primeiros socorros, zoonoses, roedores silvestres, ectoparasitas, legislação, ética, técnicas para manuseio e estudo dos animais, equipamentos de proteção, transporte e descarte de material são temas em destaque na coletânea.

Lucas Rocha
11/12/2014 - Atualizado em 19/12/2014
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos