Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Parasitas foram destaque de evento internacional

Durante o ‘1st Trypanosomatid Taxonomy, Evolution, Phylogeny and Biology Meeting – TryTax’, pesquisadores discutiram os marcadores e limiares para definição de espécie, gênero e isolados na classe Kinetoplastea

Cerca de 100 pessoas, entre estudantes e especialistas, marcaram presença no ‘1st Trypanosomatid Taxonomy, Evolution, Phylogeny and Biology Meeting – TryTax’, promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e pela Coleção de Protozoários do IOC, entre os dias 16 e 18 de março. O encontro discutiu os marcadores e limiares para definição de espécie, gênero e isolados na classe Kinetoplastea, responsáveis por graves enfermidades em seres humanos e em outros animais. A coordenadora do evento e curadora da Coleção, Claudia Masini d’Avila Levy, destacou a participação de especialistas de diversas instituições como ponto positivo do evento. “Formamos um ambiente rico em discussões científicas, para compreender melhor os processos de evolução dos mecanismos de patogenicidade dos parasitos, proporcionando um intercâmbio de conhecimento entre os participantes”, afirmou Claudia, pesquisadora do Laboratório Biologia Molecular e Doenças Endêmicas do IOC.

Gutemberg Brito

A participação de especialistas de diversas instituições marcou o evento


Participaram do evento os especialistas da Czech Academy of Sciences, da República Tcheca, Julius Lukes, Jan Votypka e Vycheslav Yurchencko, e o curador da Coleção de Protista, do Museu Nacional de História Natural da França, Philippe Grellier. “O encontro foi tão produtivo que já ficou acertada a organização da segunda edição pelo grupo da República Tcheca, que deve acontecer na Universidade de Ostrava”, adiantou Claudia Levy.

Durante a programação, por meio de apresentações orais e pôsteres, alunos do IOC e de outras instituições tiveram a oportunidade de mostrar resultados de seus estudos. “Realizadas em inglês, as apresentações dos estudantes foram uma experiência única e marcante, ressaltando o começo de uma caminhada de encontros científicos”, afirmou Claudia. Os melhores pôsteres foram premiados em duas categorias: ‘Iniciação Científica’, com o trabalho de Rhagner Bonono dos Reis, da Coleção de Protozoários, Laboratório Biologia Molecular e Doenças Endêmicas do IOC e ‘Pós-graduação’, com a pesquisa da doutoranda do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Parasitária do IOC, Renata de Cássia Pires, do Laboratório de Biologia de Tripanossomatídeos do IOC.

O TryTax contou com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e dos Programas de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular e Biologia Parasitária do IOC. Os interessados em receber informações sobre a próxima edição do TryTax devem enviar um email para trytax.2015@gmail.com.

Lucas Rocha
19/03/2015
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos