Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

HOJE: evento gratuito 'Falando de Chagas' debate a doença

Encontro reúne pacientes, especialistas e pesquisadores para discutir a experiência de viver com a doença e marca o Dia Mundial da Pessoa Afetada pela Doença de Chagas, celebrado em 14 de abril


Para discutir a doença negligenciada que afeta cerca de 12 milhões de pessoas no mundo, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza, nesta terça, 14 de abril, o evento ‘Falando de Chagas: Dia Mundial da Pessoa Afetada pela Doença de Chagas’. Promovido pelo Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC, em parceria com o Laboratório de Pesquisa Clínica em Doença de Chagas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), o encontro é voltado para pessoas que vivem com a doença e seus familiares, profissionais da área da saúde, estudantes e pesquisadores. O evento acontece no Pavilhão Leônidas Deane, no campus da Fiocruz, em Manguinhos (Av. Brasil, 4.365 - RJ).

De acordo com a coordenadora do evento, a pesquisadora Tania Araújo-Jorge, chefe do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC, o encontro é uma oportunidade para falar sobre uma doença com pouca visibilidade. “Além de comemorarmos os 106 anos da grande descoberta do cientista Carlos Chagas, poderemos contribuir para que pacientes, familiares, pesquisadores e profissionais da saúde debatam sobre oportunidades e desafios no enfrentamento do agravo”, destacou Tania.

Programação

A programação inclui palestras que abordam ações de promoção à saúde e o trabalho de associações de pessoas afetadas pela doença de Chagas que buscam estabelecer trocas de experiências e fomentar a discussão sobre o tema junto à sociedade. Na ocasião, também será apresentado o ‘Projeto Selênio’, iniciativa do IOC que conta com a parceria do INI. O estudo clínico investiga os benefícios da substância para a condição cardíaca de pacientes que apresentam cardiopatias causadas pela doença de Chagas.

Atividades científico-culturais também são destaque, como a oficina ‘Ciência e Arte: exercitando o olhar e vivendo com Chagas’. Nela, os participantes terão a oportunidade de expressar a forma como percebem o cotidiano afetado pela doença. No encerramento do evento, será realizado um sarau artístico-científico.

Confira a programação:

8h30 | Registro e café de boas-vindas
9h | O Projeto Selênio: o que é, quais suas expectativas (Fiocruz: IOC e INI)
10h | As associações de pessoas afetadas pela doença de Chagas: experiências no Brasil e internacionais, e o desafio de criar uma associação na cidade do Rio de Janeiro (FindeChagas: Federação Internacional de pessoas afetadas pela doença de Chagas)
12h | Almoço
13h30 | Oficina de trabalho: Ciência e Arte - exercitando o olhar e vivendo com Chagas (IOC)
15h30 | Sarau Carlos Chagas: momento artístico-científico


Lucas Rocha
26/03/2015
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos