Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Ciência franco-brasileira para a saúde

Presidente do Conselho de Administração do Instituto Pasteur se reuniu com representantes da Fiocruz para estreitamento de nova parceria

Separados por milhares de quilômetros, o Instituto Pasteur, na França, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Brasil, têm missões muito similares: usar a ciência para oferecer serviços que promovam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de seus países. Com diversas parcerias já firmadas, as instituições voltaram a se reunir para discutir novos acordos. No último dia 30 de abril, a presidente do Conselho de Administração do Instituto Pasteur, Rose-Marie Van Lerberghe, esteve na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, para aprofundar as discussões sobre uma colaboração entre os dois centros de pesquisa e a Universidade de São Paulo (USP). Na ocasião, ela visitou o Laboratório de Aids e Imunologia Molecular e o Laboratório de Imunofarmacologia do IOC.

Gutemberg Brito

Rose-Marie visitou a Fiocruz no dia 30 de abril

Participaram da reunião Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz; Wilson Savino, diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz); Pedro Barbosa, vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz; Jorge Bermudez, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz; Manoel Barral Netto, diretor da Fiocruz-Bahia; Alejandro Hasslocher, diretor do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz); Fernando Bozza, pesquisador do INI/Fiocruz; Cristiane Quental, representando o Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (CRIS/Fiocruz) e Luis Carlos Ferreira, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

Gutemberg Brito

Rose-Marie foi recebida pela presidência da Fiocruz e discutiu termos de um acordo tripartite que inclui ainda a USP

Plataforma Fiocruz-USP-Pasteur

A visita é mais uma etapa do diálogo já estabelecido entre as instituições. De acordo com Wilson Savino, o motivo foi conhecer as definições e grau de sustentabilidade das duas instituições, no que diz respeito à nova etapa de cooperação interinstitucional, agora de natureza tripartite. “Discutimos a possibilidade de desenvolvimento de uma plataforma Fiocruz-USP-Pasteur aqui no Brasil”, ressaltou Savino. Caso seja confirmada, a parceria poderá trazer para a Fiocruz novas estruturas físicas para a instalação dos laboratórios. Para Savino, o cenário é favorável para a criação da plataforma. “Para o IOC, a organização da plataforma Fiocruz-USP-Pasteur trará mais movimento científico que, por sua vez, certamente contribuirá diferentes linhas de pesquisa específicas desenvolvidas no Instituto”, destacou.

Uma das iniciativas já existentes entre as instituições é o Simpósio Fiocruz-Pasteur, que será realizado nos dias 08 e 09 de junho. O encontro científico tem como objetivo discutir temáticas de interesse comum: doenças infecciosas, neurociências e bioinformática.

De frente com antigos parceiros

Recebida pela pesquisadora Monick Guimarães, Rose-Marie visitou o Laboratório de Aids e Imunologia Molecular do IOC, que já coopera com o Instituto Pasteur em pesquisas sobre a coinfecção por tuberculose em pacientes vivendo com HIV. Durante o encontro, foram discutidos o panorama da Aids no Brasil e a possibilidade de intercâmbio de estudantes entre as instituições.

Gutemberg Brito

A presidente do Conselho de Administração do Instituto Pasteur visitou o Laboratório de Aids e Imunologia Molecular do IOC/Fiocruz

A presidente do Conselho de Administração do Instituto Pasteur se reuniu ainda com a chefe do Laboratório de Imunofarmacologia do IOC, Patrícia Bozza, ganhadora do Prêmio Scopus em 2007, promovido pela Editora Elsevier para reconhecer o talento de pesquisadores de todo o mundo. Na reunião foram abordados, entre outros aspectos, as parcerias já existentes para o estudo de declínio cognitivo associado à malária e à sepse.

Gutemberg Brito

Rose-Marie também se reuniu com Patrícia Bozza, chefe do Laboratório de Imunofarmacologia do IOC/Fiocruz

Além do IOC, Rose-Marie também conheceu setores do INI/Fiocruz e do Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).


Fernanda Turino
11/05/2015
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos