Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Integração marca o Simpósio de Virologia Hermann Schatzmayr

O vírus Zika foi um dos destaques do evento, que também abriu espaço para o trabalho da nova geração de virologistas do país

Com a apresentação de projetos de pesquisas sobre diversos temas, o III Simpósio Avançado de Virologia Hermann Schatzmayr, ocorrido entre os dias 12 e 13 de maio de 2015, atingiu o objetivo de estimular a integração dos alunos de pós-graduação enquanto compartilham os resultados de seus estudos. “A participação dos alunos foi excelente. A qualidade das apresentações e diversidade dos temas apresentados impressionou os pesquisadores e professores convidados que formaram a mesa avaliadora”, destacou Elba Lemos, chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e uma das coordenadoras do evento.

Gutemberg Brito

O Auditório Emmanuel Dias recebeu grande público durante o evento

Outro destaque do evento foram os temas das palestras de abertura: o vírus Zika, que recentemente foi detectado no Brasil, e aptâmeros, uma alternativa para diagnóstico e tratamento de viroses. A presença de alunos de diversas instituições também foi um ponto positivo do evento. “Houve participação de estudantes de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Mato Grosso”, ressaltou Elba.

Gutemberg Brito

A qualidade dos trabalhos apresentados surpreendeu os organizadores

Para a organizadora, o público foi o grande destaque do evento. “A participação da plateia superou as expectativas. Conseguimos alcançar as metas de integrar, incentivar e proporcionar ao aluno uma oportunidade para expor e discutir seus trabalhos”, completa. Além de Elba, participaram da abertura do simpósio Nísia Trindade, vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz; Wilson Savino, diretor do IOC/Fiocruz; Edson Elias, chefe do Laboratório de Enterovírus do IOC/Fiocruz e representante da Sociedade Brasileira de Virologia; e Monika Barth, pesquisadora do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral do IOC/Fiocruz.

Gutemberg Brito

Monika Barth, Wilson Savino, Nisia Trindade, Edson Elias e Elba Lemos participaram da abertura do evento

Monika é viúva e ex-parceira científica de Hermann Schatzmayr, virologista homenageado no evento que chega à terceira edição. Ao longo dos seus 50 anos de carreira, ele deixou um importante legado para os futuros virologistas do país. Como forma de reconhecer a importância deste trabalho, o IOC/Fiocruz criou, em 2012, o Simpósio Avançado de Virologia Hermann Schatzmayr, cujo objetivo é incentivar a nova geração de cientistas da área a compartilhar os resultados de suas pesquisas.

Gutemberg Brito

Monika Barth, viúva e ex-parceira científica de Hermann participou do evento

Dentre as numerosas contribuições de Hermann para a ciência brasileira está o livro ‘A virologia no Estado do Rio de Janeiro – uma visão global’, que apresenta uma perspectiva global e histórica do tema. Outra importante publicação do virologista, em caráter póstumo, está no livro ‘Dengue: teorias e práticas’, que teve o pré-lançado no dia 28 de abril.

Premiados

A escolha dos trabalhos que seriam premiados não foi uma tarefa fácil, tendo em vista o alto nível das pesquisas apresentadas. Os escolhidos foram contemplados com inscrições para os congressos da Sociedade Brasileira de Genética, da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e da Sociedade Brasileira de Virologia.

Gutemberg Brito

O simpósio premiou e fez menções honrosas aos trabalhos de maior destaque

Trabalhos premiados:

:: Liliane Costa Conteville (IOC/Fiocruz) – “B19V Genotype 1ª complete genome recoverd by metagenomic approach”

:: Débora Inácio Leite (Instituto de Química/UFRJ) – “Synthesis and biological evaluation of new hybrid inhibitors of RT-HIV-1”

:: Antônio G. P. Ferreira (Biomanguinhos/Fiocruz) – “Alternative and flexible plataform for the Brazilian HIV/HCV/HBC Nat Kit”

:: Iury Amanâncio Paiva (IOC/Fiocruz) – “Study of morphological and functional changes in endothelial cells induced by immunological mediators secreted during human dengue virus infection”

:: Daiana Mir (IOC/Fiocruz) – “Demographic history of major HIV-1 subtype B pandemic clades circulating in Latin America”

:: Klécia Marília de Melo Cassemiro (IOC/Fiocruz) – “Characterization of a natural type 3/type 2 intertypic vaccinerelated recombinant poliovirus isolated from acute flaccid paralysis”

Menções honrosas:

:: Amanda de Oliveira Lopes (IOC/Fiocruz) – “Study of prevalent co-infection human herpes virus in HIV reagents patients in Rio de Janeiro”

:: Natália Spitz Toledo Dias (IOC/Fiocruz) – “Genotype D of hepatitis B virus and its subgenotypes in Brazil”

:: Pedro Paulo de Abreu Manso (IOC/Fiocruz) – “Histopathological studies of chicken embryos infected by the vaccine yellow fever 17DD virus”

:: Pedro Augusto Alves (ICB/UFMG) – “A QPCR plataform for zoonotic viral agents diagnostic: application on rodents emerging viruses detection at the Minas Gerais State, Brazil”

:: Gustavo Peixoto Duarte da Silva (UFRJ) – “The role of cellular protein alix in enhancing the infectivity of HIV-1”

:: Ana Cláudia Pereira Terças (IOC/Fiocruz) – “Hantavirus in indigenous lands Paresí, Mato Grosso – Brazil”

Fernanda Turino
18/05/2015
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos