Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Doença de Chagas foi alvo de ação do IOC em parceria com a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Atividades aconteceram na cidade de Barcelos, no Amazonas

Profissionais de saúde, professores e estudantes se reuniram na cidade de Barcelos, no Amazonas, para aprender um pouco mais sobre as características de um agravo que apresenta alta incidência de casos na região do Rio Negro: a doença de Chagas. Ministrada por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a palestra ‘Doença de Chagas na Amazônia’, realizada na Escola Estadual São Francisco de Sales, integrou a ‘Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente’, projeto educativo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com Ângela Junqueira, pesquisadora do Laboratório de Doenças Parasitárias do IOC, é necessário que ações de educação e saúde sejam integradas para enfrentamento da enfermidade. “A escola pode ser uma grande parceira na divulgação da informação da doença e da sua dinâmica de transmissão, o que é muito importante, pois só se previne aquilo que se conhece”, destacou a especialista, que ministrou palestra com José Rodrigues Coura, chefe do Laboratório.

Divulgação

Atividades de conscientização buscaram reforçar aspectos da doença de Chagas como prevenção, transmissão e tratamento


As atividades desenvolvidas pelo Instituto contaram, ainda, com ações de conscientização, realizadas nos municípios de Barcelos e Novo Airão, voltadas para Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Controle de Endemias, batedores de açaí e profissionais que realizam a extração da piaçaba, fibra utilizada na confecção de vassouras e artesanatos. “Muitos destes profissionais atuam em contato direto com o barbeiro, inseto transmissor da enfermidade. Por isso, procuramos esclarecer aspectos de prevenção, transmissão e tratamento da doença de Chagas”, explicou Ângela.

As ações do IOC compõem um projeto de pesquisa do Laboratório de Doenças Parasitárias que desenvolve, desde a década de 1990, iniciativas de promoção da saúde em Barcelos, Novo Airão, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira – municípios que fazem parte da microrregião do Rio Negro. O projeto teve colaboração da estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Medicina Tropical do instituto, Amanda Coutinho de Souza.

Na ocasião, a ‘Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente’ também ofereceu oficinas pedagógicas direcionadas a professores dos ensinos fundamental e médio, e contou com a parceria do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia) e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).


Lucas Rocha
27/05/2015
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos