Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Intercâmbio de conhecimento

23ª Reunião Anual de Iniciação Científica do IOC reuniu 150 estudantes de graduação e premiou os melhores trabalhos científicos produzidos por bolsistas do Instituto

Após uma semana de intensa troca de experiências entre alunos, pesquisadores e avaliadores, a 23ª edição da Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) chegou ao fim. Dedicada à formação de novos cientistas, a atividade reuniu 150 estudantes de graduação, entre os dias 08 e 12 de junho, e premiou 19 dos melhores trabalhos científicos apresentados por bolsistas do Instituto. Esta edição contou ainda com uma novidade: a inclusão dos avaliadores juniores – doutorandos dos Programas de Pós-graduação do Instituto – na composição das comissões avaliadoras.

De acordo com a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Elisa Cupolillo, a inclusão dos avaliadores júnior tem como objetivo aproximar os sistemas de ensino da Fiocruz. “O papel dos doutorandos nas comissões foi, justamente, mostrar para os alunos de Iniciação Científica que a distância entre nós, pesquisadores, e eles, não é tão grande assim”, afirmou durante a cerimônia de encerramento do evento. Para a doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Saúde do IOC, Erika Nascimento, fazer parte de uma banca avaliadora abriu um leque de possibilidades que, até então, ela não espera encontrar. “Pela primeira vez, atuei como avaliadora. Sair do papel de observado e assumir o de observador nos proporciona aprender tanto de um lado como de outro. Foi uma excelente oportunidade”, comentou.

Foto: Rodrigo Méxas

Da esquerda para direita: Ana Helena Gigliotti (analista de gestão do Programa de Iniciação Científica da Fiocruz), Elisa Cupolillo (vice-diretoria de Ensino, Informação e Comunicação do IOC), Rodrigo Stabeli (vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz) e André Roque (coordenador da Comissão de Estágios do IOC)

Esta inciativa inovadora do Instituto, conforme descreveu o vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, reforça uma condição primordial para se fazer ciência com qualidade: a comunicação contínua entre os pares. “A ciência de qualidade é aprendida na troca, no estabelecimento de parcerias, nos diálogos com o orientador no balcão do laboratório. E foi exatamente isso que eu presenciei aqui. Parabenizo a todos os premiados e espero reencontrá-los na 24ª edição”, destacou.

Premiados

Ansiedade e alegria tomaram conta do auditório Emmanuel Dias no momento mais aguardado da cerimônia de encerramento: a premiação dos melhores trabalhos apresentados durante a Reunião. “Antes de começar, eu estava um pouco nervosa. Agora, relaxei. Estou muito feliz pela premiação e, sobretudo, pelo preparo que a RAIC me deu para encarar futuramente uma pós-graduação Stricto sensu”, festejou a estudante Daniella Martins Alves, que faturou pela primeira vez o prêmio com o trabalho ‘Eco-epidemiologia da leishmaniose tegumentar nos municípios de Rio Branco e Brasiléia, Acre: Identificação da fauna flebotomínica, sua preferência alimentar e caracterização de Leishmania spp. Circulantes’, desenvolvido no Laboratório Biologia Molecular e Doenças Endêmicas do IOC, sob orientação da pesquisadora Constança Britto.

Foto: Rodrigo Méxas

A atividade reuniu 150 estudantes e premiou os melhores trabalhos científicos produzidos por bolsistas do Instituto

Para o bicampeão Vinícius Prado, o prazer da premiação também se equiparou à satisfação de perceber que o trabalho apresentado e premiado na edição anterior evoluiu. “Confesso que desta vez eu não esperava ganhar. Fico feliz não apenas pelo reconhecimento em si, mas também porque ele representa a progressão do meu trabalho”, comentou o estudante responsável pelo projeto ‘Bioecologia de macroinvertebrados bentônicos associados aos simulídeos (Díptera> Simuliidae) no médio curso do Rio Paraíba do Sul, Área do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício Queda Única’, orientado pela pesquisadora do Laboratório de Simulídeos e Oncocercose, Marilza Maia Herzog.

De acordo com o coordenador da Comissão de Estágios do IOC, André Roque, a sensação de ensino e aprendizagem mútuos foi intensa para todos que participaram ativamente da Reunião. “Em cada apresentação, pude perceber a evolução na troca de experiências entre os pares por meio de uma discussão científica clara e produtiva”, ressaltou Roque.

Abertura

O início das atividades aconteceu no dia 08 de junho, após a palestra ‘Histórias que não aparecem na Plataforma Lattes: do aluno de Provoc ao pesquisador aposentado’, ministrada pelo diretor do IOC, Wilson Savino. Em pouco mais de uma hora, o diretor falou sobre sua trajetória profissional, percorreu questões filosóficas envolvendo a ciência e destacou a paixão pelo novo como elemento chave para o desenvolvimento de uma pesquisa. “A grande questão ciência gira em torno da dúvida, e não da certeza. Por isso ela está relacionada a descobertas. Se não houver emoção, paixão, na busca por respostas, o fazer ciência não evoluirá”, ressaltou.

O dia 08 também foi marcado pela mesa-redonda ‘Vai um mestrado aí?’, na qual estudantes dos seis Programas de Pós-graduação Stricto sensu do IOC contaram um pouco de sua trajetória acadêmico-científica.

:: Confira a lista dos estudantes premiados

Ana Paula Pereira de Moura / Orientador (a): Maria Regina Reis Amendoeira

Bruna Marcenes Gomes / Orientador (a): Marcio Neves Boia

Iohana Mendonça Pinheiro / Orientador (a): Renata Pires dos Santos

Joyce Magalhães de Oliveira / Orientador (a): Elisabeth Lampe

Juliana Magalhães Chaves / Orientador (a): Kelly Salomão Salem

Leticia Rocha Quintino Souza / Orientador (a): Constança Britto

Liandra Paula Alvarez Rosa / Orientador (a): Helene Santos Barbosa

Nathalia Alves Araujo de Almeida / Orientador (a): Vanessa Salete de Paula

Nathalia Rocha Quintino Souza / Orientador (a): Ana Cristina Nogueira

Paolla Beatriz de Almeida Pinto / Orientador (a): Ada Maria de Barcelos Alves

Raquel Soares Moreira / Orientador (a): Jose Mengele Junior

Tamyres Silva Salles / Orientador (a): Alan Brito Carneiro

Tielen Viana da Silva / Orientador (a): Tatiana Teixeira Ferreira

Ana Carolina Marqui de Almeida / Orientador (a): Rafael Ferreira Dantas

Daniella Martins Alves / Orientador (a): Constança Britto

Mariana Rietmann da Cunha Madeira / Orientador (a): Marcelo Pelajo Machado

Natalia Barreto da Silva Ribeiro / Orientador (a): Patrícia Rodrigues e Silva

Sindy Licette Piñero / Orientador (a): Leila de Mendonça Lima

Vinícius Prado dos Santos / Orientador (a): Marilza Maia Herzog

17/06/2015
Kadu Cayres
Autorizada a reprodução sem fins lucrativos desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos