Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Seminário Laveran & Deane sobre Malária: em setembro

Evento acontece de 13 a 17 de setembro. Já entre os dias 17 e 19, será realizado o Evento Comemorativo dos 20 anos, que inclui a 2ª edição do Prêmio Laveran & Deane

Dedicado à discussão de projetos de tese e conferências em malária, o ‘Seminário Laveran & Deane sobre Malária’, promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), completa 20 anos em 2015. O encontro será realizado entre os dias 13 e 17 de setembro, na Ilha de Itacuruçá, na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições estão encerradas. Ao todo, serão selecionados 15 trabalhos para apresentação seguida de discussão. Desde a sua criação, em 1995, a iniciativa é organizada pelos pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Malária do IOC, Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro e Maria de Fátima Ferreira da Cruz.

Celebração

Ao término do Seminário, será realizado o ‘Evento Comemorativo dos 20 anos’, no mesmo local, entre os dias 17 e 19 de setembro. Ex-alunos e ex-professores devem confirmar presença pelo email laverandeane@ioc.fiocruz.br.

Durante o evento, acontecerá a segunda edição do ‘Prêmio Laveran & Deane’, em reconhecimento à significativa contribuição de um ex-aluno para o estudo do tema, que tenha participado de uma das dez últimas edições do Seminário. Os interessados em concorrer devem submeter memorial de 12 páginas para o email laverandeane@ioc.fiocruz.br, narrando criticamente o seu trabalho e as suas colaborações para o desenvolvimento em pesquisa, educação e assistência em saúde na área. O prazo para se candidatar vai até o dia 10 de agosto. Confira as instruções para o envio (clique aqui). A primeira edição – realizada em 2005, quando o evento completou dez anos – homenageou cientistas de destaque nas pesquisas em malária que passaram pelo seminário como estudantes.

Histórico

Criado em 1995, ainda com o título de ‘Seminários Laveran’, o encontro surgiu como uma oportunidade para que estudantes de Pós-graduação Stricto sensu discutissem projetos de teses em desenvolvimento. A partir de 2000, a iniciativa passou a se chamar ‘Seminário Laveran & Deane sobre Malária’, para lembrar os dois expoentes da pesquisa em malária: o cirurgião Alphonse Laveran, militar francês que identificou e descreveu o parasita Plasmodium a partir de amostra de sangue de um paciente em 1880 – feito que lhe garantiu o Prêmio Nobel; e Leônidas Deane, renomado parasitologista e pesquisador do IOC, entre 1980 e 1993, lembrado, dentre outros feitos, por sua dedicação plena ao estudo da malária transmitida por Anopheles gambiae, no Ceará, e sua participação na campanha para a erradicação deste vetor no nordeste.


Lucas Rocha
02/07/2015
Autorizada a reprodução sem fins lucrativos desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos