Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Divulgação científica para promoção da saúde

Sete laboratórios do IOC realizaram ações educativas no 22º Fiocruz pra você. Atividades fizeram parte do calendário de mobilização de greve

Sete laboratórios do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) promoveram atividades educativas na 22ª edição do Fiocruz pra Você, que ocorreu no último sábado, 15 de agosto. O evento fez parte do 'Dia D' da vacinação contra a paralisia infantil, que marcou o início da campanha anual promovida pelo Ministério da Saúde contra a poliomielite. A ação foi integrada à mobilização de greve dos trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Cerca de seis mil pessoas participaram do 22º Fiocruz pra você

Enquanto 1,6 mil crianças eram imunizadas no campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro, milhares de famílias visitaram os estandes do Instituto para conhecer mais sobre doenças infecciosas, insetos transmissores de enfermidades e aspectos da biologia humana. Parte do acervo da Coleção Entomológica do IOC, que inclui mais de cinco milhões de insetos, foi exibida pelo Laboratório de Biodiversidade Entomológica e atraiu os olhares dos pequenos. Já a equipe do Laboratório de Patologia apresentou aos visitantes o Museu da Patologia Online e ofereceu às crianças a oportunidade de aprender sobre o interior dos seres vivo com a atividade ‘Colorindo células e tecidos’.

O Laboratório de Malacologia aproveitou a ocasião para explicar à população o papel dos caramujos na transmissão de doenças causadas por parasitos, como a esquistossomose. Os visitantes puderam conhecer também alguns insetos transmissores de infecções em atividades promovidas pelo Laboratório Interdisciplinar de Vigilância Entomológica em Díptera e Hemíptera. O público pôde conferir de perto as características do vetor envolvido na disseminação da doença de Chagas, conhecido como barbeiro, e do inseto que transmite a leishmaniose, popularmente chamado de mosquito-palha.

Colaboradores do IOC foram voluntários em ações educativas

Estratégias para a prevenção de infecções parasitárias intestinais foram um dos temas das ações realizadas pelo Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos, que também abordou o impacto da nutrição e da qualidade da água na saúde. Além disso, a importância do meio ambiente para o bem-estar da população foi lembrada pelo Laboratório de Biologia das Interações. Entre as atividades promovidas, um experimento revelou aos visitantes o potencial para reduzir o desperdício de energia e economizar na conta de luz com o uso de lâmpadas de LED no lugar dos modelos incandescente e fluorescente.

Fotos: Mario César
Reportagem: Maíra Menezes
17/08/2015
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos