Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Uma semana dedicada ao público

Do uso na microscopia aos impactos sobre os hábitos de insetos, a luz, tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, dá o tom das atividades que o IOC preparou para o evento


O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) participa de mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com iniciativas em todo o país. A escolha do tema do evento em 2015 – ‘Luz, ciência e vida’ – se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. O Instituto oferece atividades gratuitas para o público, de 20 a 23 de outubro, no campus da Fiocruz, em Manguinhos (Av. Brasil, 4365 – Rio de Janeiro – RJ). A visitação dos stands, instalados ao lado do auditório do Museu da Vida, acontece das 9h às 16h.

Os visitantes podem conferir a oficina ‘Luz, temperatura e ação: conhecendo os mosquitos de perto’, organizada pelo Laboratório de Biologia Molecular de Insetos, em que os criadouros usados nas diferentes fases do ciclo de vida dos mosquitos são apresentados, com destaque para a importância da luz no processo de desenvolvimento destes insetos. Com o tema ‘A luz a serviço da microscopia’, o Laboratório de Patologia realiza oficina pautada nas propriedades da luz (fluorescência, luminescência, refração e difração), suas aplicações no funcionamento dos microscópios e seus usos para o campo da Patologia.

Gutemberg Brito

Oficinas, exposições e mesas-redondas compõem uma programação voltada para públicos de todas as idades que vai até o dia 23 de outubro


A atividade ‘Respirar bem’, desenvolvida pelo Laboratório de Inflamação, demonstra o funcionamento e propriedades do pulmão saudável em contraste com o órgão que sofre de doenças crônicas – asma, enfisema e silicose. Os transmissores da doença de Chagas são o foco da atividade ‘Olho vivo no barbeiro: sua luz pela ciência e vida’, na qual o Laboratório Interdisciplinar de Vigilância Entomológica em Díptera e Hemíptera mostra a biologia e o comportamento do inseto por meio de filmes e atividades lúdicas. Já os interessados em saber um pouco mais sobre projeto ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’ podem conhecer como funciona a iniciativa, que estuda o uso da bactéria Wolbachia como forma de reduzir a transmissão do vírus da dengue pelo mosquito Aedes aegypti.

A oficina ‘Microbiologia lúdica’ abre espaço para os visitantes perceberem a existência de microrganismos através da visualização de seu crescimento em meios de cultivo. Na atividade desenvolvida pelo Laboratório de Estudos Integrados em Protozoologia, os visitantes também podem observar as variações entre diferentes tipos de células. Na atividade ‘Conhecendo os Borrachudos’, o Laboratório de Simulídeos, Oncorcecose e Infecções Simpátricas: Mansonelose e Malária apresenta o ciclo de vida e as formas de armazenamento dos mosquitos simulídeos – conhecidos pela intensa coceira provocada pela picada.

Na exposição ‘Falamos sobre Chagas’, realizada pelo Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos, o objetivo é dar visibilidade à luta de pessoas afetadas pela doença de Chagas. A ação é resultado de uma parceria com a Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, sigla em inglês), a Biblioteca de Manguinhos e o Espaço Ciência Viva.

Mais uma atração durante a SNCT é a reabertura do Borboletário Fiocruz. Único na cidade do Rio de Janeiro, o espaço, que é uma iniciativa do IOC em parceria com o Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), pode ser visitado a partir de 22 de outubro. E a notícia boa é que o espaço continuará disponível para o público. Clique aqui para saber mais.

Kadu Cayres
15/10/2015 - atualizado em 20/10/2015
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos