Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Leonidas Deane

 Leonidas
Filho de Leonard Eustace Deane e Helvécia de Mello Deane, Leonidas Deane nasceu em 18 de março de 1914, em Belém do Pará. Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará em 1935. No ano seguinte, ingressou como professor de microbiologia na mesma Instituição.

De 1936 a 1939, exerceu o cargo de parasitologista do Instituto de Patologia Experimental do Norte, atual Instituto Evandro Chagas. Deane realizou nos Estados Unidos o mestrado em Saúde Pública, na Escola de Higiene e Saúde Pública, da Universidade de John Hopkins, e os cursos de entomologia geral e parasitologia humana na Universidade de Michigan. Quando retornou ao país, ocupou o cargo de chefe do Laboratório de Entomologia do Instituto de Malariologia, do Rio de Janeiro. Logo a seguir, foi para São Paulo, onde ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, ocupando diversos cargos.

A partida da década de 60, Deane teve atuação destacada em diversas instituições internacionais médicas e de pesquisa, entre as quais a Academia Nacional de Ciências e o Conselho Nacional de Pesquisas, ambos dos Estados Unidos, a Organização Pan-Americana de Saúde e a Organização Mundial de Saúde. Ao longo de sua carreira, Leonidas Deane recebeu inúmeros prêmios e distinções, entre os quais, Prêmio Oswaldo Cruz, Medalha Carlos Chagas, Medalha Gaspar Vianna, Prêmio Moinho Santista, Medalha Henrique Aragão etc. Foi ainda professor da Faculdade de Medicina do Norte do Paraná, cientista visitante do Colégio Imperial, em Ascot, Inglaterra, e professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Além de ter trabalhado ainda na Universidade de Carabobo, Venezuela (1976-1979), e no Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa (1975).

Ao voltar ao país, Leonidas ingressou no Instituto Oswaldo Cruz (IOC) como pesquisador titular e chefe do Departamento de Entomologia do IOC . Em 1990 aposentou-se compulsoriamente, mas continuou a desenvolver as atividades de pesquisa no Laboratório de Transmissores de Hematozoários até vir a falecer em 30 de janeiro de 1993.

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos